EUA voltam à Lua após mais de 50 anos com módulo lunar não tripulado

Na noite de quinta-feira, 22, o módulo lunar robótico da empresa Intuitive Machines realizou um pouso histórico na Lua, marcando o retorno dos Estados Unidos ao satélite natural da Terra após mais de 50 anos. A sonda foi lançada em 15 de fevereiro a bordo de um foguete Falcon 9, da SpaceX, com o apoio da Nasa, apesar de ser comandada por uma empresa privada.

Embora o pouso tenha sido confirmado, a Nasa relatou que as condições da alunissagem ainda não estavam claras devido a problemas de comunicação causados por um fraco sinal de rádio. Antes do pouso, os engenheiros enfrentaram um problema de navegação que foi corrigido para determinar a altitude e a velocidade horizontal da espaçonave.

O pouso ocorreu próximo ao polo sul da Lua, nas proximidades da cratera conhecida como Malapert A. O módulo entrou na órbita lunar na quarta-feira, 21, circulando a cerca de 92 km da superfície, enquanto a empresa relatou receber com sucesso imagens e dados do voo.

A missão, denominada IM-1, transportou um módulo de pouso de mais de quatro metros de altura e seis cargas de instrumentos para coletar dados do ambiente lunar.

O post EUA voltam à Lua após mais de 50 anos com módulo lunar não tripulado apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.