Tarifa do transporte público chega a R$ 11,70, no Entorno de Brasília, veja novos valores

A Agência Nacional de Trânsito Terrestre (ANTT) anunciou, nesta sexta-feira, 23, o reajuste da tarifa do transporte semiurbano entre o Distrito Federal e o Entorno de Brasília. De acordo com a nova tabela de tarifa, o valor pode chegar, a depender do trecho, a R$ 11,70. O aumento médio de 8,56% começa a valer neste domingo, 25, e foi justificada pela “não recomposição devida” em anos anteriores. Clique aqui para ver os valores para todas as linhas.

De acordo com a agência, em 2021 e 2022, durante o período em que administração do transporte da região esteve sob o comando do Governo do Distrito Federal (GDF), não houve as recomposições devidas, resultando em dificuldades operacionais das empresas prestadoras do serviço. “Esse processo leva em conta diversos componentes dos índices de reajuste, como combustível, óleo lubrificante e o IPCA acumulado de 4,621% no período de janeiro a dezembro de 2023”, diz o comunicado.

O senador Jorge Kajuru solicitou ao ministro dos Transportes, Renan Filho, a prorrogação em pelo menos 180 dias do reajuste da tarifa do transporte semiurbano no entorno. “Na condição de senador de Goiás, o que estou solicitando ao ministro é que adie o prazo. A passagem entre Entorno e DF chega ao cúmulo de um trecho custar cerca de R$ 11,00, tem cabimento? R$ 11, 00. Então, apenas estou fazendo o meu papel como senador de Goiás, preocupado com os 224 mil trabalhadores do entorno que vêm para Brasília todo dia”, assinalou o senador.

Grupo de trabalho articula solução

Titular da Secretaria de Estado do Entorno do DF, Maria Carolina Fleury considerou que o momento do aumento foi “inoportuno”, tendo em vista a discussão do grupo de trabalho que articula uma solução para o problema na região. “A gente já pediu a suspensão disso para o Ministério do Transporte num momento que o consórcio propõe uma solução para baratear a tarifa. Mas é uma decisão exclusiva do Governo Federal”, pontua.

Fleury explica que, apesar de não ter características de um transporte interestadual, devido a distância, por lei, a ANTT tem a responsabilidade exclusiva na operação e fiscalização do trecho. “Ela tem esse papel de fiscalização, mas acaba regulando e autorizando os aumentos”, conta.

Ações na Justiça e mudança na legislação

A secretária aponta ainda que há movimentação no grupo de trabalho para alterar a legislação para garantir um acordo de cooperação financeira entre a União, Governo de Goiás e o Governo do Distrito Federal, no sentido de garantir subsídios para o transporte da região.

Fleury diz ainda que ações devem ser ajuizadas na Justiça para barrar o aumento enquanto as soluções são discutidas dentro do consórcio. “O Grupo de Trabalho vai visitar Goiânia para ver o nosso modelo na Região Metropolitana, vamos analisar o valor fixado para saber o custo do preço real e a diferença para a população que usa esse transporte diariamente”.

Além de buscar soluções para o sistema, o Grupo tem como objetivos principais acompanhar a política tarifária e avaliar a necessidade de revisão do modelo institucional de responsabilidades. Composto por representantes da ANTT, Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário, Subsecretaria de Parcerias do Ministério dos Transportes, Infra S.A., Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal do Governo de Goiás, e Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, o GT trabalhará colaborativamente para encontrar soluções eficientes para o transporte semiurbano.

Com o Grupo de Trabalho, espera-se a evolução das discussões sobre a criação de um sistema de gestão compartilhada do transporte semiurbano, por meio da formação de um consórcio entre os Governos do Distrito Federal e Goiás. Essa iniciativa visa beneficiar os usuários, permitindo o desenvolvimento de soluções integradas. Vale lembrar que, paralelamente ao GT, os estudos para revisão e relicitação do sistema estão em andamento pela Infra S.A., desempenhando um papel crucial na reestruturação e melhoria do sistema. O GT tem uma duração inicial de seis meses, podendo ser prorrogado por mais três meses, mediante solicitação do colegiado.

Confira o valor das novas tarifas

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