Diaspóricas 2: coletivo feminino negro se apresenta em Goiânia

A série goianiense “Diaspóricas”, que lançou recentemente sua segunda temporada, agora chega a Goiânia com um espetáculo musical. O show intitulado Diaspóricas 2 traz o encontro musical de quatro artistas negras múltiplas e, ao mesmo tempo, singulares, que têm trajetórias artísticas bem distintas. A apresentação acontece na próxima quinta-feira, 29, no Teatro do IFG. A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados antecipadamente pelo Sympla.

Flávia Carolina com sua voz e suas canções, Kesyde Sheilla no clarinete, Maximira Luciano no cavaquinho e percussão, e Inà Avessa com suas rimas se uniram para criar os 5 episódios da 2ª temporada da Série Diaspóricas. Juntos, seguiram um caminho harmonioso para produzir um encontro musical único e intimista, apresentando músicas ao longo da temporada da série.

Todos os episódios de Diaspóricas estão disponíveis aberta e gratuitamente no Canal Diaspóricas no YouTube, como forma de democratizar o acesso da população periférica ao cinema goiano e como forma de potencializar a música feita por mulheres negras, afirma a diretora da série Ana Clara Gomes.

As quatro musicistas desenvolvem carreiras individuais que transitam pelos gêneros do forró, da música erudita, do samba e do hip hop. Elas trouxeram suas próprias vivências musicais para a série goiana e também improvisaram e compuseram juntas, mas cada uma, dentro de sua linguagem, da maneira como a música conversa com elas próprias.

Segundo a musicista Flávia Carolina, toda a concepção da apresentação é montada como se fosse em um encontro entre amigas, em uma espécie de tertúlia para que se mostre o trabalho de uma para as outras. A inspiração para a apresentação vem da conversa, do mergulho na subjetividade de cada artista.

“A ideia é fazer um sarau, de forma casual dentro de uma sala, para que cada uma apresente poesias e músicas. Dessa forma, o público se torna convidado e se torna, também, parte do nosso encontro. Será o momento de ele estar perto e fazer uma troca com a musicalidade de cada artista”, adianta Flávia.

A rapper e MC Inà Avessa alega que recebeu muitos elogios do público sobre a série, em que pessoas espectadoras afirmavam se sentirem em uma conversa intimista com as artistas, ao assistirem os episódios. Ao levar às outras três artistas esse retorno do público, elas conceberam juntas a proposta do show. Para a clarinetista Kesyde Sheilla, “música é coletividade” e o cenário do show também é pensado pelas vias do empoderamento coletivo, do acolhimento que culmina na criação e vivência de memórias de mulheres negras.

As musicistas Kesyde Sheilla, Inà Avessa, Maximira Luciano e Flávia Carolina. | Foto: Mayara Varalho

Série Diaspóricas 2

A Série Diaspóricas traz depoimentos de artistas negras sobre superação do racismo e do sexismo, a partir do caminhar com a Música Preta Brasileira. A 2ª temporada é composta por 5 episódios, em que o protagonismo negro e feminino é tão elementar na construção da sociedade brasileira quanto os 4 elementos fogo, terra, ar e água são para a concepção da vida.

Em Diaspóricas, as artistas mostram suas vozes, espalham beleza, força e poesia a partir de suas histórias de vida. Elas enfrentam inúmeras barreiras, se fortalecem, apontam caminhos de possibilidades e se tornam figuras de referência, inspirando outras mulheres.

O post Diaspóricas 2: coletivo feminino negro se apresenta em Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.