Projeto literário finaliza com live sobre mediação de leitura

Depois de realizar dez ações de mediação literária para mais de 320 crianças e educadores de Itajaí, Gaspar, Blumenau e Timbó, o projeto “Sopros Literários: mediação e formação” chega ao fim na próxima semana, dia 23 de setembro. A última ação do projeto será uma live com as artistas e mediadoras Deda Silveira e Maria Laura Pozzobon Spengler com o tema “O livro enquanto objeto de cultura: mediações literárias” e trará uma partilha sobre as ações realizadas e diálogos sobre a importância da mediação na formação leitora. O encontro acontece às 9h30 através do canal do YouTube da Ativa Rede Educação e Cultura, realizadora do projeto.

No encontro, Deda e Maria Laura vão compartilhar as experiências que viveram realizando as ações do projeto em diferentes cidades e com diferentes públicos (composto por alunos e professores das Redes Públicas de ensino), e trazer a reflexão acerca da importância da mediação na formação leitora das crianças e dos jovens. “O acesso à cultura, à literatura é um direito humano. Realizamos as mediações em espaços de educação com dinâmicas de fomento à leitura diversas, lugares que muitas vezes nem biblioteca ou acervo literário possuíam, e isso foi muito importante para observar como, através do projeto, estamos garantindo experiências democráticas de acesso à literatura, bem como, do acesso à cultura por meio do livro,” comenta a artista e educadora Deda Silveira.

Mediação Cultural é um termo utilizado na contemporaneidade para descrever momentos de troca, construção e pensamento acerca de uma obra de arte, para além de unicamente proporcionar o consumo da obra. Neste projeto, foram mediadas três obras literárias de autoras catarinenses que têm grande repercussão e reconhecimento nacional: Ana Paula de Abreu, Patrícia Galelli e Nana Toledo. Nos encontros, as crianças puderam ter contato com as obras, saber mais sobre seus processos de produção e vivenciar momentos e jogos conduzidos pelas mediadoras, gerando uma experiência completa com a arte.

O projeto Sopros Literários: mediação e formação é uma realização da Ativa Rede Educação e Cultura com recursos da Lei Paulo Gustavo de Santa Catarina – Demais áreas, através da Fundação Cultural de Santa Catarina, do Governo do Estado e do Ministério da Cultura do Brasil.

Mais sobre o projeto

O projeto Sopros Literários já está em sua terceira edição, abordando sempre temáticas pertinentes à discussão de literatura para as crianças sob a produção da associação Ativa Rede Educação e Cultura. A escolha dos livros que integram as ações partem da compreensão do conceito de bibliodiversidade, concepção que busca a defesa do direito ao pensar sobre a complexidade do mundo e se dá pela difusão da diversidade de livros, a valorização de diferentes autores e diferentes temáticas, bem como a multiplicidade editorial, valorizando a escrita de autores catarinenses.

Sopros Literários,mediação,literatura,crianças,live Sopros Literários,mediação,literatura,crianças,live Sopros Literários,mediação,literatura,crianças,live Sopros Literários,mediação,literatura,crianças,live

Adicionar aos favoritos o Link permanente.