Cientistas britânicos descobrem novo “sistema de grupo sanguíneo”

Um grupo de cientistas britânicos anunciaram a descoberta de um novo sistema de grupo sanguíneo. O novo grupo, denominado de MAL (proteína de Mielina e Linfócitos em inglês), é raríssimo, sendo que apenas 0.01% das pessoas no mundo têm este “tipo sanguíneo”.

A pesquisa desvendou um mistério de 50 anos e foi conduzidas por pesquisadores do sistema de saúde britânico e da Universidade de Bristol. A pesquisa descobriu a origem genética do antígeno AnWj.

Antígenos são proteínas que ficam na superfície das hemácias (células sanguíneas que transportam oxigênio e gás carbônico pelo corpo), e atuam como parte do sistema imunológico. Os sistemas de grupo sanguíneo mais conhecidos são A, B, AB e O, e são diferenciados pela presença de determinados tipos de antígenos.

Atualmente, existem 47 sistemas de grupos sanguíneos reconhecidos, e cada sistema pode ter vários antígenos diferentes. No total, são mais de 360 antígenos identificados, como o AnWj.

Com a descoberta, médicos podem identificar pessoas com o tipo raro de sangue com mais precisão e facilidade. Isso auxilia, também, para evitar complicações em transfusões de sangue.

O AnWj foi descoberto em 1972 mas ainda não se sabia muito sobre ele. A pesquisa conseguiu encontrar a peça-chave para identificar o antígeno do AnWj, que está ligado à proteína MAL, presente na superfície dos glóbulos vermelhos do sangue.

O post Cientistas britânicos descobrem novo “sistema de grupo sanguíneo” apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.