
O debate ‘Virei Mocinha, e agora?’ do grupo jovem do PDT de Balneário Camboriú, vai acontecer neste sábado (2) com moradoras do Bairro da Barra. O projeto já aconteceu no último final de semana na Vila Fortaleza e está acompanhando a comunidade conforme necessidade.
A presidente da Juventude do PDT, Isadora Dümes Bittencourt, conta que o grupo vem desenvolvendo um trabalho na Vila Fortaleza desde 2023 e que no último final de semana aconteceu o quarto encontro (sempre um por mês).
“Cada atividade é diferente da outra, essa especificamente (Virei Mocinha, e agora?) foi uma demanda trazida dos moradores da comunidade. Eles relataram bastante dificuldade, principalmente as mães, em falarem com as crianças sobre os temas de sexualidade, primeira menstruação e coisas do tipo. Nós levamos psicólogas para fazer essa conversa com as mães da comunidade que se interessassem. Em relação a esse tema também, nós teremos neste sábado (2) uma conversa com o mesmo título, em outro endereço, na Barra”, diz. (O encontro será às 15h, um café com bate-papo, na Rua Antônio dos Santos, 21 – Bairro da Barra).
Em relação ao tema em questão, Isadora salienta que percebe como a juventude dá importância em trazer a pauta de saúde mental e também sexualidade.
“Eu acredito que esteja diretamente ligado com a saúde das mulheres, principalmente. Sentimos necessidade de trazer esse tema – já fizemos outras atividades em escolas e no município de uma maneira geral, relacionadas à saúde mental. Inclusive a atual vice-presidente da Juventude, Luiza Helena Copetti, é estudante de Psicologia, então a gente sempre tem bastante cuidado de ter esse respaldo de algum estudante de Psicologia ou algum psicólogo formado, justamente para trazer credibilidade para as atividades”, acrescenta.

Teatro para as crianças na Vila Fortaleza
A próxima atividade da Juventude do PDT na Vila Fortaleza foi marcada para o fim deste mês e vai ser voltada para as crianças.
“A nossa ideia é fazer aulas de teatro com as crianças. Nós vamos fazer uma oficina de teatro, porque no dia 27 de março é o Dia do Teatro, então a gente quer levar um pouquinho disso para as crianças”, completa Isadora.