Daniel Vilela rebate declarações de Donald Trump sobre dependência do Brasil em relação aos EUA

O vice-governador, Daniel Vilela (MDB) rebateu as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump ao dizer que o Brasil e a América Latina precisam “mais dos EUA do que os EUA precisam deles”. A declaração foi dada após uma pergunta sobre como seria a relação com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O vice-governador disse que Brasil e China são grandes produtores de Terras Raras, áreas consideradas “ouro do futuro”. “Vimos o presidente Donald Trump dizendo que precisa muito pouco do Brasil, e talvez com essa produção e tantas outras possibilidades de investimento em terras raras aqui no Estado de Goiás, os Estados Unidos sim do Brasil, especificamente no Estado de Goiás”, afirmou Vilela.

O grupo de minerais de terras raras é visto como a matéria-prima estratégica para o processo de transição energética. Os minerais raros são encontrados na região Amazônica (parte em áreas de proteção), em Goiás, em Tocantins, em Minas Gerais, e nos litorais do Norte e do Nordeste, áreas ricas em areias monazíticas e com fosfatos de terras raras. O Estado de Goiás, atualmente, é o 5º com mais pedidos de pesquisa aprovados pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

“No caso de Nova Roma é um produto de Terras Raras ainda mais raro do que existe na China. É algo que nos destaca e coloca numa posição de sermos líderes na produção desses minérios e faz com que Goiás possa também tornar uma produção que faça muitos países depender dessa produção, afirmou o vice-governador.

Leia também:

Mineradora chilena vai investir R$ 2,5 bi para explorar terras raras em Goiás, diz secretário

Terras raras: Goiás tem grande potencial de exploração do “ouro do futuro”

O post Daniel Vilela rebate declarações de Donald Trump sobre dependência do Brasil em relação aos EUA apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.