13 pré-candidatos a senador por Goiás para 2026

Daqui a um ano e oito meses, os eleitores goianos poderão escolher entre vários nomes, talvez entre 10 e 13, para senador (duas vagas, a de Jorge Kajuru e Vanderlan Cardoso, estarão em jogo). Portanto, será uma eleição complicada.

No momento, só há uma política considerada favoritíssima. Trata-se de Gracinha Caiado, mulher do governador Ronaldo Caiado. Ela entende de política e é conhecida em todo o Estado. É a principal artífice dos programas sociais do governo de Goiás.

Para a disputa da segunda vaga há vários nomes, mas nenhum, nem mesmo os senadores Jorge Kajuru e Vanderlan Cardoso, está deslanchando. Por isso a disputa será ferrenha. O ex-senador Demóstenes Torres está colocando seu nome para a disputa, assim como vários políticos.

A lista a seguir está disposta em ordem alfabética, e não de favoritismo.

1

Alexandre Baldy

alexandre-baldy-pp-prefeitos
Alexandre Baldy: presidente regional do pP | Foto : Divulgação

O presidente do pP em Goiás é cotado, mas em 2022 não foi bem votado. Há quem postule que deve ser candidato a deputado federal.

2

Bruno Peixoto

Bruno Peixoto: presidente da Assembleia Legislativa de Goiás | Foto: Guilherme Alves/ Jornal Opção

O presidente da Assembleia Legislativa tem dito aos aliados, em todo o Estado, que será candidato a deputado federal. Mas também pode ir para uma disputa ao Senado. É filiado ao União Brasil mas está dialogando com o Avante.

3

Demóstenes Torres

Demóstenes Torres: advogado e ex-senador | Foto: Divulgação

O advogado e ex-senador está colocando seu nome para a disputa. Ele foi eleito senador duas vezes e comanda um dos mais gabaritados escritórios de advocacia do país, com unidades em Goiás, Brasília e Mato Grosso. Não tem filiação partidária.

4

Gracinha Caiado

Gracinha Caiado: aposta do União Brasil para o Senado | Foto: Divulgação

A primeira-dama de Goiás é considerada o nome mais consistente entre todos os pré-candidatos. É articulada e dialoga sempre com as bases políticas no interior. O programa social avançado do governo Caiado deve muito ao seu empenho diário e constante. É filiada ao União Brasil.

5

Gustavo Gayer

Gustavo Gayer, deputado federal por Goiás | Foto: reprodução

O sonho do deputado federal do PL é disputar mandato de senador. Mas pode esbarrar em Major Vitor Hugo, o verdadeiro amigo (e não apenas aliado) de Jair Bolsonaro em Goiás.

6

Jorge Kajuru

Jorge Kajuru: senador pelo PSB | Foto: Reprodução

O senador tanto pode ir à reeleição (que é sempre mais difícil) quanto disputar mandato de deputado federal. Apontado como “senador da saúde”, é um nome consistente, mas também depende de em qual base estará. Filiado ao PSB.

7

Magda Mofatto

Magda Mofatto: deputada federal pelo PRD | Foto: Divulgação

A deputada federal está dizendo aos aliados que deve ser candidata a senadora. É a presidente do PRD em Goiás.

8

Major Vitor Hugo

Major Vitor Hugo: vereador em Goiânia | Foto: Jornal Opção

O vereador por Goiânia já foi deputado federal e é ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. É cotado para disputar mandato de senador na base do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela. É um dos líderes do PL em Goiás.

9

Paulo do Vale

Paulo do Vale: ex-prefeito de Rio Verde | Foto: Divulgação.

O ex-prefeito de Rio Verde quer ser vice de Daniel Vilela, na disputa pelo governo de Goiás em 2026. Mas pode ser candidato a senador ou deputado federal. É figura expressiva da política do Sudoeste do Estado. Filiado ao União Brasil.

10

Rubens Otoni

Rubens Otoni: deputado federal pelo PT | Foto: Câmara dos Deputados

O deputado federal pode ir à reeleição. Mas no PT há quem avalie que deveria disputar mandato de senador para abrir espaço para outro candidato do PT a deputado federal.

11

Sebastião Peixoto

Sebastião Peixoto: vereador em Goiânia pelo PSDB | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

O vereador por Goiânia disse ao Jornal Opção que planeja ser candidato a senador em 2026. É pai do deputado federal Bruno Peixoto. É filiado ao PSDB.

12

Vanderlan Cardoso

Vanderlan Cardoso: senador pelo PSD | Foto: Leoiran/Jornal Opção

O senador perdeu força política ao ser derrotado para a prefeito de Goiânia. Tanto pode ser candidato à reeleição quanto para deputado federal (ou apoiar sua mulher, Izaura Cardoso, para deputada federal). Ele está de olho na Prefeitura de Senador Canedo (para a disputa de 2028). Filiado ao PSD.

13

Zacharias Calil

Zacharias Calil: deputado federal pelo União Brasil | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

O PL planeja lançá-lo para governador. Mas o deputado federal quer ser candidato a senador. Ele tem conversado com dirigentes de vários partidos, como PRD de Jorcelino Braga, Avante de Thialu Guiotti e PL de Wilder Morais. (E.F.B.)

O post 13 pré-candidatos a senador por Goiás para 2026 apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.