Goiás pode ganhar uma nova cadeira na Câmara dos Deputados

O número de representantes goianos pode aumentar na Câmara dos Deputados. O novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos/PB), anunciou quer ampliar a quantidade deputados federais na Casa. Ele pretende realizar um acordo para subir de 513 para 527 o número de cadeiras.

Com a inclusão de 14 novos deputados, Goiás receberia mais um representante. O plano de Motta também incluiu uma revisão nas vagas. Por exemplo, Rio de Janeiro (4), Rio Grande do Sul (2), Piauí (2), Paraíba (2), Bahia (2), Pernambuco (1) e Alagoas (1) perderiam espaços.

No entanto, além Goiás, Santa Catarina (4), Pará (4), Amazonas (2), Ceará (1), Minas Gerais (1) e Mato Grosso (1) teriam mais representantes. Atualmente, os goianos possuem 17 cadeiras na Casa.

Para Motta, o objetivo da reforma é garantir a representatividade e ele afirmou que a medida não acarretará em novas despesas para o Legislativo. 

O STF também que determinou a revisão da distribuição das cadeiras no Congresso com base nos dados do Censo de 2022, fosse até o dia 30 de junho deste ano. Para isso, o Congresso Nacional precisa de uma lei complementar a respeito.

Caso se confirme 18 vagas na Câmara dos Deputados, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) também precisaria atualizar a quantidade de parlamentares. A Casa também teria que acrescentar mais um representante saindo de 41 para 42 deputados.

O post Goiás pode ganhar uma nova cadeira na Câmara dos Deputados apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.