Ano Letivo de 2025 em Santa Catarina Inicia com Novidades na Educação

O ano letivo de 2025 da rede estadual de ensino de Santa Catarina começa no dia 10 de fevereiro, trazendo diversas novidades que refletem o compromisso do Governo do Estado com a qualidade da educação. Entre as principais iniciativas estão a ampliação da oferta de aulas de inglês, o projeto piloto de alfabetização com o método IntraAct e melhorias na infraestrutura das escolas estaduais.

Ampliação da Oferta de Inglês Uma das principais novidades para o ano de 2025 é a ampliação das aulas de inglês para estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Isso permitirá que todas as crianças dessa faixa etária, na rede estadual, tenham acesso ao ensino de uma segunda língua, atendendo a uma demanda crescente por ensino bilíngue no país.

Método IntraAct de Alfabetização Santa Catarina também será palco de um projeto piloto que utilizará o método IntraAct de alfabetização. A metodologia, já testada em outros países, será implementada em 73 escolas estaduais com o objetivo de acelerar o processo de alfabetização. O IntraAct demonstrou resultados positivos no Brasil, com um tempo médio de quatro meses para alfabetizar crianças, além de ser eficaz para o aprendizado de crianças com dislexia, autismo e TDAH.

Infraestrutura Escolar A Secretaria de Estado da Educação (SED) está investindo também em infraestrutura escolar, com a retomada de 142 obras nas escolas estaduais, com 130 delas previstas para serem concluídas em 2025. Um exemplo importante é a inauguração, no dia 10 de fevereiro, de duas obras na Grande Florianópolis: a nova quadra poliesportiva da EEB Laércio Caldeira de Andrada, em São José, e a reforma e ampliação da EEB Dom Jaime de Barros Câmara, em Florianópolis. Essas obras juntas representam um investimento superior a R$6,4 milhões.

Essas ações destacam o esforço do Governo de Santa Catarina para oferecer uma educação de qualidade, modernizando as práticas pedagógicas e melhorando as condições físicas das escolas para um melhor aprendizado dos estudantes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.