Santa Catarina Ampliará Faixa Etária de Vacinação Contra a Dengue

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e as Secretarias Municipais de Saúde decidiram ampliar a faixa etária da vacinação contra a dengue. A medida foi acordada durante a primeira reunião do ano da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada no dia 6 de fevereiro.

Com a ampliação, os municípios que já vacinam adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue poderão estender a imunização para os adolescentes de 15 e 16 anos. O secretário de Saúde, Diogo Demarchi, destacou que o principal objetivo dessa ação é aumentar a cobertura vacinal, especialmente durante o verão, e salvar vidas.

Cada município deverá organizar a ampliação conforme o quantitativo de doses disponíveis, para garantir a conclusão do esquema vacinal completo. A vacina contra a dengue está disponível em 76 municípios nas regiões do Nordeste, Vale do Itapocu, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste, que já estão vacinando adolescentes.

A Secretaria da Saúde também solicitou ao Ministério da Saúde a ampliação da distribuição de vacinas para as regiões da Foz do Rio Itajaí, Extremo Oeste e Xanxerê.

Atualmente, a cobertura vacinal contra a dengue em Santa Catarina é de 43,95% para a primeira dose e 20,65% para a segunda dose. A vacinação contra a dengue exige duas doses com um intervalo de 90 dias, e a segunda dose deve ser reservada para garantir a eficácia da vacina.

A Secretaria de Saúde reforça que, com a ampliação, os municípios podem atuar de forma estratégica para aumentar os índices de imunização, reduzindo os riscos de surtos da doença.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.