Talles e Virmondes no TCM e Lincoln Tejota no TCE? É a discussão do momento

O deputado estadual Lincoln Tejota (União Brasil) vai mesmo assumir cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios?

Lincoln Tejota ocuparia a vaga do presidente do TCM, Joaquim de Castro, se este se aposentasse agora, o que, possivelmente, não acontecerá. Sua vaga estaria reservada, isto sim, para o deputado estadual Virmondes Cruvinel (União Brasil).

Virmondes Cruvinel: deputado estadual pelo União Brasil | Foto: Marcos Kennedy

Anos atrás, Joaquim de Castro, que havia sido deputado estadual, entrou para o TCM na vaga do conselheiro Virmondes Cruvinel, pai do parlamentar Virmondes Cruvinel. Então, nada mais natural que seja substituído pelo filho. Faz parte do jogo.

Por sinal, Virmondes Cruvinel e Joaquim de Castro são amigos e se admiram. “Joaquim é competente e faz um trabalho sério no comando do TCM”, sumariza o parlamentar.

Valcenor Braz, conselheiro do TCM: vai limpar as gavetas em 2025? | Foto: Marcos Kennedy

O Jornal Opção ouviu seis funcionários do Tribunal, um deles conselheiro, e todos disseram a mesma coisa: “Joaquim de Castro deve ficar na história como um dos melhores presidentes do Tribunal. Ele modernizou a máquina do TCM. É um mestre da eficiência e da diplomacia”.

O ex-deputado federal Vilmar Rocha (PSD) corrobora: “Joaquim de Castro é sério, íntegro e competente”.

Virmondes Cruvinel pondera que não procede a informação de que Lincoln Tejota assumirá a vaga de Joaquim de Castro. Ele sugere que tem ouvido, aqui e ali, que seu colega de Assembleia Legislativa de Goiás poderá assumir cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na vaga ocupada por seu pai, Sebastião Tejota.

Joaquim de Castro vai “trocar” o TCM pela Prefeitura de Jussara? | Foto: Alego

Diz-se que Joaquim de Castro gostaria de se aposentar em 2028, quando poderá ser candidato a prefeito do município de Jussara, do qual já foi gestor. Mas Virmondes Cruvinel e seus aliados vão esperar tanto? Eis a questão, eis o problema.

Sebastião Tejota, considerado um dos mais experimentados conselheiros do TCE, tanto pela experiência técnica quanto pela ampla visão do jogo político, não quer se aposentar agora. Mas, se substituído por Lincoln Tejota, seu filho, trocaria o Tribunal pela política e seria candidato, já em 2026, a deputado estadual.

Quanto à vaga do conselheiro Valcenor Braz, o deputado estadual Talles Barreto diz que não há problema algum. O integrante do TCM deverá se aposentar em breve, provavelmente este ano, e o parlamentar se tornará conselheiro. A próxima vaga, a de Valcenor Braz, é de indicação da Assembleia Legislativa. E está tudo costurado com o presidente do Legislativo, Bruno Peixoto (União Brasil), para Talles Barreto, atual líder do governo na Alego, assumir.

Lincoln Tejota: o deputado é cotado para o Tribunal de Contas do Estado | Foto: Assembleia Legislativa

Que Valcenor Braz se aposentará em breve, é certo. Só falta definir a data. Frise-se que Talles Barreto já anunciou que não será candidato à reeleição em 2026 — tamanha a segurança de que assumirá o cargo de conselheiro, e ainda em 2025.

Em off, um conselheiro disse para um deputado: “Nós estamos acostumados com pressão e, por isso, não estamos incomodados. Quando assumimos, em tempos idos, ocorreu a mesma coisa, quer dizer, houve pressão para a gente assumir o cargo de conselheiro. Faz parte do jogo político. Portanto, não há nada estranhável. Só quem é amador incomoda-se e não há, entre os conselheiros, nenhum amador. Todos são profissionais da política, ou melhor, foram, um dia. Sabem, inclusive, que, quando falam em acabar com o TCM, não querem dizer exatamente isto. Querem, no fundo, uma vaga para seus aliados. É isto”. (E.F.B.)

O post Talles e Virmondes no TCM e Lincoln Tejota no TCE? É a discussão do momento apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.