Vanderlan Cardoso e Alexandre Baldy estão de olho grande no “poder” da Codego

Comenta-se, nos bastidores, que há dois políticos de olho grande na presidência da Codego, a companhia que cuida dos distritos industriais de Goiás. Para muitos, é mais relevante do que a Secretaria de Indústria e Comércio (dirigida, por sinal muito bem, por Joel Santana Braga Filho).

Há o olho grande do senador Vanderlan Cardoso, do PSD, e há o olho grande de Alexandre Baldy, do pP.

Vanderlan Cardoso tem mandato e está se aproximando, cada vez mais, do governador Ronaldo Caiado, do União Brasil, e do vice-governador Daniel Vilela, do MDB. Ele tem frequentado os eventos do governo e tem sugerido que deverá apoiar Daniel Vilela para governador, em 2026, daqui a um ano e seis meses.

Apesar de ter apreço pelo presidente da Codego, Francisco Júnior (PSD), Vanderlan Cardoso, de acordo com uma fonte, teria dito que ele não pertence ao seu grupo político, e sim ao grupo do ex-deputado federal Vilmar Rocha (PSD).

Francisco Júnior, presidente da Codego: prestigiado | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

Porém, nos últimos meses, Francisco Júnior tem se aproximado de Daniel Vilela, que assumirá o governo daqui a um ano, em 4 de abril de 2026.

Alexandre Baldy não estaria confortável na Agência de Habitação. Seu grupo avalia que, com o controle da Codego e da Secretaria da Indústria e Comércio (Joel Santana é seu irmão), terá mais poder.

De acordo com um aliado de Alexandre Baldy, que disse não falar em nome do dirigente da BYD e da Agehab, houve uma tentativa de “empurrar” Francisco Júnior para a equipe de Sandro Mabel. Mas o executivo não quis ir, optando por ficar na Codego.

Alguns políticos são incansáveis na arte de puxar o tapete. Alguns estão deles querem a “cabeça” de Francisco Júnior.

Mas Francisco Júnior permanece prestigiado pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), um dos poucos que não puxam tapete e é de uma fraqueza absoluta com seus auxiliares. O gestor estadual não anda falando em novas mudanças na equipe. Por sinal, há indícios de que está deixando as modificações para Daniel Vilela — que as fará, agora ou mais tarde, dependendo das articulações políticas. (E.F.B.)

O post Vanderlan Cardoso e Alexandre Baldy estão de olho grande no “poder” da Codego apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.