Duas empresas são suspeitas de contaminação de córrego de Aparecida, diz Semma

Onda de espuma branca que se formou no córrego Barreira chamou a atenção de moradores do Vale do Sol, na região Leste de Aparecida de Goiânia, na primeira semana deste mês. Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) estiveram no local, coletaram amostras de água e identificaram ao menos duas empresas suspeitas de lançar discriminadamente produtos no manancial.

Segundo a titular da Semma, Valéria Pettersen, o relatório da fiscalização será concluído nesta quinta-feira, 8. “Nós estamos terminando de verificar o relatório final, que será entregue amanhã, e nós temos a suspeita de duas empresas com esta contaminação,” contou Pettersen, ao Jornal Opção.

Procurada pela reportagem, a Semad informou que não há detalhes atualizados sobre o caso. “A investigação está acontecendo”, enfatizou. A fiscalização da pasta esteve no córrego na sexta-feira, 2, quando foram coletadas amostras da água contaminada e encaminhadas ao laboratório da Secretaria para análise.

Durante a primeira inspeção, a equipe da Semad ressaltou que não encontrou evidências de crime em flagrante, o que resultou na ausência de autuação. “Não vimos, também, mortandade de peixes. Agora, precisamos aguardar a avaliação do material coletado para entender o próximo passo”, explicou o fiscal da Semad, Carlos Matias.

Relato de uma moradora mostra o contrário. Lilian Alves, residente na região, lembra que a contaminação do córrego já se repetiu. “Na outra ocasião, o córrego ficou cerca de oito meses sem ter qualquer tipo de animal ou até mesmo inseto”, apontou. Para a mulher, a contaminação é altamente prejudicial, pois afeta diretamente os animais e plantações em sua propriedade.

Leia também: Semad multa Comurg e aplica multa diária R$ 4 mil por depósito de lixo em área de transbordo
Seis árvores caíram por dia em 2023; falta de estrutura prejudica arborização

O post Duas empresas são suspeitas de contaminação de córrego de Aparecida, diz Semma apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.