Goiânia inaugura “onda verde” nas avenidas Castelo Branco e Jamel Cecílio

A Prefeitura de Goiânia inaugurou nesta quarta-feira, 9, a sincronização dos semáforos dos corredores Castelo Branco–Mutirão e Jamel Cecílio–136, como parte do Plano Nova Mobilidade. A medida visa reduzir em até 30% o tempo de viagem, com ganho de até 30 segundos por semáforo e melhoria no fluxo de veículos.

Os novos semáforos inteligentes contam com chip e nobreak, garantindo o funcionamento mesmo durante quedas de energia. Também foi implantada uma terceira faixa nos dois corredores, além de nova sinalização e retirada de obstáculos.

Na Avenida Castelo Branco, a principal mudança foi a entrega de uma nova alça de acesso à Marginal Cascavel, eliminando a conversão à esquerda na Rua Jaraguá, antes um ponto crítico de congestionamento.

O prefeito Sandro Mabel (UB) destacou ainda os benefícios para o transporte coletivo. “Queremos que os ônibus sigam em onda verde, com menos paradas. A cidade está sendo pensada para o transporte coletivo”, afirmou.

De acordo com o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, as alterações foram baseadas em estudos técnicos, com contagem de veículos e análise semafórica. Como compensação pela retirada de estacionamentos, foram criadas 500 vagas em ruas próximas à Castelo Branco e 30 vagas em bolsões na Jamel Cecílio.

As vias agora são monitoradas pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que recebe imagens de 20 radares e 12 câmeras PTZ espalhadas pela cidade. A meta é ampliar o número para 280 radares e 100 câmeras até o fim do projeto.

Leia também:

O post Goiânia inaugura “onda verde” nas avenidas Castelo Branco e Jamel Cecílio apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.