A estética facial se tornou um campo de batalha entre médicos e dentistas. A disputa gira em torno do direito de realizar cirurgias estéticas na face, um mercado em ascensão. Em entrevista exclusiva, o Dr. Kennedy Vinicius Kuhn defende a posição dos dentistas: “A odontologia, como se sabe, é quem mais entende de cabeça e pescoço”. Ele é ortodontista, implantodontista e harmonizador orofacial; além de atuar como coordenador da sociedade brasileira de toxina botulínica e implantes faciais e presidente da câmara técnica do CRO de Goiás.
“Nós estudamos a faculdade inteira, fazemos as especializações, então toda parte de anatomia, toda a parte de funcionamento, que a gente fala desse sistema estomatognático. Sendo assim, o sistema que envolve cabeça e pescoço, deglutição, a parte respiratória, a odontologia estuda muito.”
Ele argumenta, portanto, que a odontologia já realiza cirurgias complexas, especialmente os cirurgiões bucomaxilofaciais. Como ocorre com reconstruções faciais em casos de trauma, e que a estética e a função são indissociáveis: “Se você perde o dente da frente, é estético ou é funcional? Não dá para separar o que que é estético e o que é que é funcional.”
Profissões evoluem
A discussão sobre a regulamentação das cirurgias faciais está em andamento, com o Conselho Federal de Odontologia buscando garantir o direito dos dentistas de realizar esses procedimentos. Ainda assim, o especialista garante que a prioridade é a segurança: “Tem que ser levado muito a sério a segurança, do paciente, de resultados, e jurídica, tanto para o paciente quanto para o profissional cirurgião dentista”, afirma o especialista.
Dr. Kuhn, com 29 anos de profissão, acredita que a odontologia está preparada para essa evolução. “E (a odontologia) também está evoluindo na parte de cirurgias estéticas da face. São cirurgias que já são feitas, em hospitais, algumas cirurgias em ambiente de consultório, mas que com primor, com resultado, com previsibilidade, com menos infecções, até do que em outros ambientes”, relata.
Confira a seguir a entrevista completa
Como saber se um profissional está habilitado para realizar certo procedimento?
O Dr. Kennedy Vinicius Kuhn explica que a população pode consultar o site do Conselho Regional de Odontologia do seu estado para verificar se o profissional está inscrito, ativo e possui a especialidade que ele declara. “Se ele falar que ele é especialista em nenhuma área e não estiver com registro no CRO, isso cabe uma punição ao ao cirurgião dentista, porque ele está informando algo que ele não é, ou ele não deu entrada para mostrar para o conselho que ele é já especialista naquela área.”
Assista edições anteriores do Opção Play:
Leia também
Dentista é denunciada por realizar rinoplastias ilegais e prejudicar pacientes em Goiás
Médica tem rosto queimado gravemente após peeling feito por dentista de Goiânia, e vídeo viraliza
Pesquisador da UFG é destaque na excelência da pesquisa odontológica goiana
O post Dr Kenedy Kuhn: “A odontologia, como se sabe, é a que mais entende de cabeça e pescoço” apareceu primeiro em Jornal Opção.