O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) foi um dos alvos da operação da Polícia Federal contra fraudes no INSS. O diretor vice-presidente do sindicato é José Ferreira da Silva, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Frei Chico, como é conhecido, tem 82 anos. O apelido surgiu por conta de sua calvíce, que deixa seu visual semelhante de frades franciscanos.
O irmão de Lula é responsável pela entrada do presidente no meio sindical e na política. Frei Chico foi militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) em 1968, quando se recusou a ser indicado para a chapa de situação que concorreria à direção o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. Ele acabou indicando Lula para a suplência.
José Ferreira da Silva foi preso e torturado pela ditadura militar, o que convenceu Lula sobre os métodos utilizados pelos militares. A partir de então, o presidente passou a radicalizar sua ação sindical e a organizar as greves que enfraqueceram a ditadura.
Frei Chico se afastou da vida partidária antes mesmo da primeira eleição de Lula, em 2002. Após sofrer três infartos, um deles durante o primeiro mandato do irmão, ele passou a atuar menos politicamente, mantendo apenas a articulação sindical. Ele faz parte da diretoria do Sindnapi desde 2008 e, há um ano, atua como diretor vice-presidente do órgão.
O irmão de Lula chegou a ser acusado de receber “mesada” da Odebrecht durante a Operação Lava Jato. Em delação premiada, ex-executivos da empresa afirmaram que ele recebia valores em troca de uma suposta influência no Planalto, mas a denúncia foi rejeitada por ser “inepta” e baseada “interpretações e um amontoado de suposições”.
Sindicato
Até o momento, Frei Chico não é alvo de operação da PF. O sindicato do qual ele faz parte da diretoria, no entanto, é investigado em esquema nacional de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões. O presidente do sindicato, Milton Baptista de Souza Filho, é citado nas investigações.
“Eu espero que a Polícia Federal investigue de fato toda a sacanagem que tem. Agora, o nosso sindicato, eu tenho que certeza que nós não temos nada, não devemos m* nenhuma. Eu espero que ela investigue de fato porque tem muitas entidades por aí picaretas. Nosso sindicato já foi investigado, já foi feita auditoria e essas coisas. Estamos tranquilos”, disse o irmão de Lula.
Leia também
Em meio a investigação de fraudes, INSS adianta 13º de aposentados e pensionistas
O post Saiba quem é o irmão de Lula que teve sindicato mirado pela PF apareceu primeiro em Jornal Opção.