XP Investimentos diz que clientes tiveram dados vazados e alerta sobre golpes

A XP Investimentos confirmou nesta quinta-feira, 24, um vazamento de dados de clientes que pode ter afetado usuários da corretora e da plataforma Rico, sua empresa coligada. De acordo com a companhia, informações sensíveis como senhas, biometrias, CPF e documentos de identidade não foram comprometidas.

No entanto, outros dados foram expostos, como número de conta, saldo, posição de investimentos, nome do assessor e limite de crédito, todos referentes ao mês de março. Entre os dados pessoais vazados, também estão: nome completo, telefone, e-mail, data de nascimento, CEP, estado civil, gênero, cargo e nacionalidade.

A XP informou ainda que houve exposição de informações relacionadas aos produtos financeiros contratados, mas sem detalhes — apenas indicadores binários (sim ou não) sobre a existência de cartão de crédito ou débito, seguro, consórcio, previdência e portabilidade de salário.

Apesar do incidente, a XP destacou que nenhuma conta foi acessada indevidamente e que nenhuma operação irregular foi registrada. “Reforçamos que seus recursos seguem seguros e protegidos”, afirmou a empresa em comunicado oficial enviado por e-mail.

XP alerta sobre golpes e contatos suspeitos

Diante do ocorrido, a XP emitiu um alerta de segurança para seus clientes, recomendando desconfiar de ligações telefônicas ou mensagens em nome da corretora solicitando dados como senha, token ou códigos recebidos por SMS e e-mail.

A empresa reforça que nunca solicita essas informações por esses meios e orienta que, em caso de dúvida, o cliente procure os canais oficiais de atendimento. Segundo a XP, o acesso indevido à base de dados aconteceu no dia 23 de março e foi rapidamente interrompido.

A empresa afirmou que a comunicação pública sobre o vazamento só pôde ser feita após a conclusão da apuração interna. A XP explicou ainda que, tecnicamente, não se tratou de um “vazamento”, mas sim de um acesso não autorizado a dados armazenados por um fornecedor terceirizado.

Em nota, a empresa declarou: “A XP tomou conhecimento de um acesso indevido a uma base de dados hospedada em um fornecedor externo, contendo informações parciais de clientes. Reforçamos que nenhuma senha, assinatura eletrônica, token, credencial de acesso ou dado financeiro sensível foi comprometido. Os sistemas da XP e das empresas do grupo seguem íntegros e em pleno funcionamento.”

A XP também informou que autoridades competentes e reguladores foram notificados e que medidas adicionais de segurança foram imediatamente implementadas para prevenir novas ocorrências e combater possíveis fraudes.

Leia também:

O post XP Investimentos diz que clientes tiveram dados vazados e alerta sobre golpes apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.