A cachaça Alma Gêmea Platina, da cachaçaria Casa Studart, de Pirenópolis, foi premiada com a medalha de ouro no Concurso New Spirit. A 14ª edição da maior e mais relevante competição de destilados do Brasil avaliou por degustação às cegas 600 cachaças em nove categorias e divulgou os resultados no dia 28 de abril. Alma Gêmea foi premiada com o ouro na categoria “Cachaças Brancas”.
A cachaçaria Casa Studart descreveu o processo de fabricação de sua bebida premiada: “Alma Gêmea é um requinte. Foi destilada duas vezes em alambique de cobre, cinco vezes filtrada e depois areada. Descansou 10 anos em tonel de aço inoxidável. O resultado é que ficou com alta licorosidade e sabor inusitado, um leve bálsamo com oliva verde. Este ano o concurso bateu recorde de competidores, com 600 inscrições em diversas categorias, como cachaças armazenada em carvalho, madeiras brasileiras ou blends. A Alma Gêmea competiu na categoria Cachaças Brancas, a mais difícil.”
O mestre cachaceiro responsável pela bebida é Hugo Studart, jornalista que atuou como repórter político e editor do Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, das revistas Veja e IstoÉ. Studart é ainda ecologista, e plantou cerca de 10 mil árvores nativas em quatro diferentes áreas do cerrado goiano, entre elas sua propriedade em Pirenópolis.

O post Cachaça goiana ganha ouro na mais importante competição de destilados do Brasil apareceu primeiro em Jornal Opção.