Faculdade de Portugal abre inscrições com nota do Enem; veja curso disponível

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), em Portugal, abriu inscrições para estudantes brasileiros utilizando a nota do Enem como critério de seleção. Portugal é o país estrangeiro que mais aceita o Enem como forma de ingresso no ensino superior.

No ano passado, mais de 30 instituições de ensino, incluindo universidades, institutos politécnicos e escolas superiores, mantiveram convênios com o Inep, responsável pelo Enem. Segundo o Ministério da Educação, cerca de de 19 mil estudantes brasileiros estão matriculados em instituições de ensino portuguesas.

Essa é a primeira vez que a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa aceitará inscrições com a nota do Enem. Estudantes poderão utilizar as notas da última edição do exame ou de até três anos anteriores.

Além das notas, os candidatos precisam participar de uma entrevista individual por videoconferência no processo seletivo. As candidaturas estão abertas até o dia 23 de maio no site da instituição.

A taxa inscrição, no valor de 100 euros (R$ 630), deve ser paga no ato da inscrição. Caso aprovados, estudantes devem pagar uma anuidade do curso no valor de 18 mil de euros —cerca de R$ 113.352.

O curso tem duração de seis anos e segue o modelo europeu do Acordo de Bolonha. Ao final da formação, os estudantes recebem dois títulos acadêmicos, o de licenciado e o de mestre. No entanto, no Brasil, o diploma é reconhecido apenas como graduação em medicina.

Calendário de inscrições FMUL em Portugal

  • Período de inscrições: até 23 de maio
  • Validação e seriação das candidaturas: até 12 de junho
  • Divulgação dos candidatos admitidos a entrevista: 16 de junho
  • Entrevista por videoconferência: 18 a 24 de junho
  • Divulgação dos resultados: até 27 de junho

Leia também

Só 12 pessoas tiraram nota mil na redação do Enem 2024, uma de Goiânia

O post Faculdade de Portugal abre inscrições com nota do Enem; veja curso disponível apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.