HGG faz exames de endoscopia para pacientes em preparação para cirurgia bariátrica

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) iniciou, neste sábado, 17, uma ação concentrada para realização de exames endoscópicos, em pacientes em preparação para a cirurgia bariátrica por meio do Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO). A ação terá duração até junho e tem como objetivo diminuir a fila de espera dos procedimentos que possui alta demanda. Segundo o hospital, devem ser realizados 124 exames.

A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes que possuem obesidade grau III, com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 e que, por meio de tratamento clínico, não obtiveram sucesso no controle de peso e atendem aos critérios.

Além disso, comorbidades, como colesterol alto, esteatose hepática (gordura no fígado) e hipertensão, reforçam a sugestão da cirurgia. Para ser incluído no programa, o paciente deve ser encaminhado pela Atenção Básica do município onde reside.

“Essa iniciativa contemplará pacientes onde o fator tempo implica diretamente no processo na cirurgia. É muito ruim que o paciente que está em preparação para cirurgia espere por muito para realizar a endoscopia. Então, priorizamos esses exames, com intuito de mitigar a espera e tornar o pré-operatório mais ágil”, afirmou a chefe do Serviço de Endoscopia Digestiva do HGG, Daniela Milhomem, ao Jornal Opção.

A dona de casa Adriana Santana, de 52 anos, aguarda uma cirurgia bariátrica desde 2019 e, há dois meses, faz tratamento no HGG. Ela afirma que busca a bariátrica como forma de melhorar sua saúde. “Tenho problema nos dois joelhos, não consigo emagrecer e o peso me faz muito mal. Consegui perder 10 quilos mas a cirurgia vai melhorar minha saúde e minha autoestima”, disse.

Já Wnandila Kelly Lourenço, de 46 anos, também aguarda o procedimento há dois anos. No HGG, ela faz tratamento há dois meses e, agora, faz a endoscopia para finalmente realizar a bariátrica para sua “saúde”.

O exame de endoscopia é essencial para a realização da bariátrica. “O paciente que não fizer todas as etapas não está apto pois não poderemos ofertar o melhor tratamento para ele. O hospital tem condição de oferecer todas as etapas para o paciente. Então o mutirão busca eliminar essa etapa e diminuir a fila”, disse.

“Buscamos agilizar todo o processo de pré-operatório da bariátrica, que é um processo longo. A avaliação endoscópica é um dos passos nesse processo. Eles passam ainda por avaliação e liberação da psicologia, da nutrição, da fisioterapia e, às vezes, de outras especialidades, dependendo da comorbidade, como endócrino, pneumo, cárdio. Então, agilizamos a vida do paciente para diminuir a fila de exame e ainda podemos abrir perspectiva para outros diagnósticos não conhecidos”, completou.

Adriana Santana Silva Rodrigues, 52 anos, e Wnandila Kelly Lourenço, 46 anos. | Foto: Divulgação

Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG, em Goiânia, é uma unidade de saúde pública do Governo de Goiás, com atendimentos realizados 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O HGG é a primeira unidade no estado referência no tratamento e na realização de cirurgias bariátricas.

As cirurgias bariátricas e metabólicas para controle de peso e diabetes da população são realizadas por meio do Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO). De 2020 até 2025, já foram contabilizadas mais de 60 mil consultas ambulatoriais. Além disso, o programa possui atendimento especializado aos pacientes, com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas, além dos médicos cirurgiões bariátricos, pneumologistas, cardiologistas, psiquiatras e de outras áreas.

Leia também

Separação de gêmeas siamesas é concluída em Goiânia após 19 horas de operação; veja como foi

O post HGG faz exames de endoscopia para pacientes em preparação para cirurgia bariátrica apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.