Goiás lidera recuo no desmatamento entre todos os estados, diz MapBiomas

Um grupo de representantes do MapBiomas realizou uma visita a Goiás para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Semad no controle e combate ao desmatamento ilegal. A comitiva esteve acompanhada de representantes do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, destacou que a redução já é resultado do compromisso firmado pelo Governo de Goiás com os setores produtivos, visando zerar o desmatamento ilegal no estado até 2030.

O subsecretário de Licenciamento, Fiscalização e Controle Ambiental, Robson Disarz, ressaltou que a visita proporcionou a troca de estratégias entre a Semad e o Mapbiomas para fortalecer o combate à supressão ilegal de vegetação.

A tendência atual em Goiás é de redução no desmatamento. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados em 28 de novembro do ano passado, a supressão de vegetação nativa no estado diminuiu 18% em 2023 em comparação com 2022.

Goiás lidera o percentual de recuo no desmatamento entre todos os estados onde o bioma Cerrado está presente. Em seguida, vêm Mato Grosso (-17%), Minas Gerais (-12%) e Piauí (-5%). Todos os outros estados registraram aumento nas áreas desmatadas.

O MapBiomas

O projeto MapBiomas é uma iniciativa do Observatório do Clima, co-criada e desenvolvida por uma rede multi institucional envolvendo universidades, ONGs e empresas de tecnologia com o propósito de mapear anualmente a cobertura e uso da terra do Brasil e monitorar as mudanças do território.

A iniciativa envolve pesquisadores e especialistas em sensoriamento remoto, ciência da computação e dos biomas e dos principais usos da terra do país. Esta equipe trabalha em seus escritórios e laboratórios espalhados por várias cidades brasileiras incluindo Belém, Recife, Florianópolis, São Paulo, Brasília, Goiânia, Feira de Santana e Porto Alegre. Todo o trabalho é feito utilizando computação em nuvem através da plataforma Google Earth Engine.

Leia mais:

O post Goiás lidera recuo no desmatamento entre todos os estados, diz MapBiomas apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.