Caiado cresce no cenário da direita nacional após cerco fechado em torno do núcleo bolsonarista

Operações recentes que envolvem bolsonaristas despontam por todo o Brasil. Os casos mais recentes, dessa semana, envolvem aliados de Bolsonaro investigados por tentativa de golpe de Estado. Entre os investigados, estão nomes como Valdemar Costa Neto, Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio e Anderson Torres, que integravam o antigo governo. Em nota, a PF afirmou que essa “organização criminosa” era responsável por atuar na “tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente da República no poder”.

Foram efetuadas prisões preventivas contra o ex-assessor especial de Bolsonaro, Filipe Martins; o major das Forças Especiais do Exército, Rafael Martins; e os coronéis Marcelo Câmara e Bernardo Romão Corrêa Netto. De acordo com a Polícia Federal, são 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares, que incluem a proibição de manter contato com os demais investigados e/ou proibição de se ausentar do país, com a obrigatoriedade de entregar os passaportes no prazo de 24 horas, além disso ainda existe uma suspensão do exercício de funções públicas para os envolvidos.

Em Minas Gerais o governador Romeu Zema (Novo) não parece estar consolidado o suficiente para uma projeção nacional, ainda que tenha anunciado que a candidatura à presidência “talvez possa se concretizar”. Tarcísio Freitas, em São Paulo, está mais focado em uma possível reeleição para o governo de São Paulo, ele garantiu que apoiará o nome indicado por Bolsonaro. O nome do Ratinho Jr. ainda tem um tom muito provinciano, entretanto, se o Partido Social Democrático (PSD) optar por concorrer ao pleito presidencial, deve ser o nome escolhido.

Ao mesmo tempo, a aprovação de Ronaldo Caiado e os números de Goiás seguem positivos. Desse modo, o nome surge no cenário nacional como uma esperança para certos grupos da direita. Os partidos que apoiaram a candidatura do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro incluem: PP, PL e Republicanos. Desses partidos, na disputa pelo pleito, Goiás tem uma quantidade alta de representantes. 

Com a núcleo duro do bolsonarismo acuado, a direta do Brasil não tem como ignorar o nome de Ronaldo Caiado, que até o momento é o momento é o que mais investe na divulgação nacional do seu governo.

Caiado foi reeleito governador com o apoio de 230 prefeitos do total de 246. Se a eleição que mais importa é a de 2026, antes disso as articulações passam antes pelas eleições municipais.

Historicamente, o Estado de Goiás tem um dos eleitorados mais conservadores do país. A última corrida eleitoral de Caiado destaca sua força, ele foi eleito em primeiro turno com 51,81% dos votos. Além disso, Caiado desponta na imprensa nacional em pré-corrida à presidência com bons números, segundo as pesquisas Paraná e AtlasIntel, o atual governador de Goiás aparece com 37,8% das intenções de voto em uma hipotética disputa.

Leia também:

Caiado desponta na imprensa nacional em pré-corrida à presidência

Confira pré-candidaturas à esquerda em Goiânia e Goiás

Anápolis é a cidade de Goiás que mais joga a eleição presidencial de 2026 em 2024

O post Caiado cresce no cenário da direita nacional após cerco fechado em torno do núcleo bolsonarista apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.