Adib Elias deve aceitar Velomar pra prefeito de Catalão… com Fayad na vice

O prefeito de Catalão, Adib Elias (a caminho do MDB), é uma espécie de duplo. Adib é realista e Elias é romântico.

Elias quer eleger o primo Nelson Fayad — num caso flagrante de “nepotismo” e “oligarquismo” políticos — para prefeito de Catalão. É a faceta romântica, em parte. O que se sabe é que, por intermédio de Fayad, Elias quer continuar mandando na prefeitura. Por isso se fala em romantismo parcial.

Elder Galdino quer disputar pelo MDB, mas pode caminhar com o PSDB | Foto: Divulgação

Já Adib, o Adibão Trator, é um realista político. Ele tem um caso de amor com a cidade e, por isso, parece casado com ela. É tão conhecido em Catalão que até os buracos (poucos, por sinal) o cumprimentam quando ele passa, com sua pressa habitual de gestor eficiente. “Você não dura até a amanhã, seu buraco”, ele, supostamente, diz.

Dadas sua força política, autoridade moral e competência administrativa, Adibão — o Trator, e não o Elias — tem chance de fazer o sucessor, talvez o próprio Fayad.

Porém, se tentar empurrar Fayad goela abaixo dos eleitores, Adibão poderá ter uma surpresa. Um adversário, com discurso justo e alternativo, pode derrotar o primo. Quem? Não se sabe.

Adib Elias: prefeito de Catalão | Foto: Reprodução

Elder Galdino, casado com o MDB mas flertando com o PSDB do deputado estadual Gustavo Sebba, pode ser o nome das oposições para derrotar Fayad, que os adversários chamam de “Falhayd”. “Nós queremos enfrentar o Nelson”, admite um aliado de Elder Galdino.

Consta que o próprio Fayad estaria propenso a sair do páreo, para não passar a impressão de que foi rifado por Adib Elias, sobretudo para não substanciar a ideia de que, sendo fraco (o que não é), o prefeito não conseguiu bancá-lo.

Nelson Fayad: favorito só de Adib Elias | Foto: Prefeitura de Catalão

Adibão, ás da política, “é birrento, topetudo e teimoso”, de acordo com um líder da cidade. “É um grande administrador, um homem público de primeira linha. Mas, quando põe uma ideia na cabeça, é muito difícil retirá-la.”

Mas ao menos dois políticos de seu grupo acreditam que Adib, o realista, vai prevalecer sobre Elias, o romântico. “Assim que perceber que os eleitores estão, desde já, descartando o Nelson, então Adib irá procurar outro candidato”, diz um ex-vereador.

Renato Ribeiro dos Santos: o pré-candidato do Agro em Catalão | Foto: Reprodução

Um secretário da prefeitura, dos mais ligados ao alcaide, afirma que, na busca por outro candidato, para substituir Fayad, Adib Elias não precisará ir longe. “O melhor candidato a prefeito de Catalão, para ganhar de qualquer um, é o secretário de Saúde, Velomar Rios, do MDB”, afirma o auxiliar do gestor municipal.

As pesquisas de intenção de voto — todas elas — mostram Velomar Rios na liderança, disparado. Se juntar todos os postulantes, inclusive Fayad, ainda assim não chegam perto da intenção de voto do ex-prefeito. “Os demais candidatos são para disputar, mas Velomar é candidato para ganhar”, assinala o ex-vereador. O deputado José Nelto, do pP, tem contribuído com a Prefeitura de Catalão, com várias emendas. Realista, assim como Adib (não se está falando do “romântico” Elias), é declaradamente a favor da candidatura de Velomar Rios. Ele costuma dizer aos aliados catalanos que é melhor apoiar quem já está praticamente eleito do que quem talvez possa ser eleito.

Maria Moura (pré-candidata do PT), Luiz Carvalho e Júlio Paschoal | Foto: Divulgação do PT

Elder Galdino era a grande esperança das oposições, mas as pesquisas o apontam em terceiro lugar — atrás de Velomar Rios (o primeiro) e Gustavo Sebba (o segundo). Há quem postule que Elder Galdino ainda pode ser o candidato do MDB. Mas o fato é que o vice-governador Daniel Vilela, num pacto apoiado pelo governador Ronaldo Caiado, vai entregar mesmo o MDB de Catalão para Adib Elias.

Então, Elder Galdino tende a compor com Gustavo Sebba, e pode ser candidato a prefeito pelo PSDB ou pelo PRD. Mas há quem acredite que a chapa ideal — a vencedora — poderá ter Velomar Rios para prefeito e Elder Galdino na vice. Se o emedebista não aceitar, optando por ser candidato a prefeito, o vice de Velomar tende a ser o indefectível Fayad, o pupilo de Adibão.

O produtor rural Renato Ribeiro filiou-se ao PL na semana passada e se apresenta como pré-candidato do Agro. O problema dele é Elder Galdino. Porque um pode anular o outro, ao dividir os votos dos produtores rurais (sojicultores e pecuaristas).

O deputado Gustavo Sebba, pré-candidato do PSDB, estaria disposto a sair do páreo, desde que as oposições lancem um candidato eleitoralmente consistente, como Elder Galdino. Consta que o parlamentar planeja disputar mandato de deputado federal, daqui a dois anos e oito meses, em 2026.

O PT decidiu bancar a candidatura de Maria Moura, professora e líder sindical em Catalão. (E.F.B.)

O post Adib Elias deve aceitar Velomar pra prefeito de Catalão… com Fayad na vice apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.