Professores participam de formação sobre Arte Contemporânea

Compartilhe

Nesta quinta-feira (25), professores de Arte da rede pública municipal de ensino de Balneário Camboriú participaram de uma formação no Arquivo Histórico e na Biblioteca Municipal Machado de Assis , que funcionam no mesmo prédio.

A formação foi em Arte Contemporânea , com foco em linguagens em alta em Balneário Camboriú, como o muralismo e o grafite . Durante a atividade, o arquiteto Murilo Trevizol, do movimento Open Street Gallery , falou sobre o papel transformador da arte no contexto urbano, mostrando cases de Balneário Camboriú, como as intervenções artísticas nas paredes e muros do Bairro da Barra e do Beco do Brooklyn .

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú apresentou aos professores o site do Museu a Céu Aberto (MCA), que pode ser uma importante ferramenta no ensino da arte no município, com conteúdo disponível para ser utilizado de maneira transversal em diversos assuntos, além da disciplina de arte. Acessando o site, os alunos também conseguirão identificar as obras de artes existentes no percurso casa-escola.

Na formação, os arte-educadores desenvolveram uma atividade prática, fazendo um estudo de um “lettering”, que é um tipo de grafite muito difundido na atualidade.

Sobre o Museu a Céu Aberto

Criado em 9 de maio de 2022, pela lei municipal nº 4.634, o Museu a Céu Aberto contém grafites, murais, esculturas, monumentos e monumentos. São cerca de 300 obras mapeadas, que podem ser observadas em um passeio pelas ruas da cidade. Inaugurado em setembro do mesmo ano, o MCA tem como proposta proporcionar experiências de arte e cultura em todos os cantos do município.

Administrado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, o MCA rompe com as visões clássicas do museu. É um museu de território, com obras mantidas no seu contexto original, fazendo parte do cotidiano das pessoas. No fim de 2022, passou a integrar o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina .

As obras catalogadas podem ser encontradas por meio do site https://culturabc.com.br/museu. A população pode colaborar com o MCA, diminuindo obras ao ar livre no formulário disponível no site do museu.

Fotos: Fundação Cultural

 

Compartilhe

Adicionar aos favoritos o Link permanente.