Após morte de soldado da Rota, ação policial deixa 2 mortos em SP

Uma operação das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), da Polícia Militar de São Paulo, na Baixada Santista resultou em duas mortes na madrugada deste sábado, 3. Em um dos incidentes, na Avenida Francisco da Costa Pires, no Bairro São Jorge, em Santos, um policial de 33 anos foi atingido de raspão no braço. Essa ação ocorreu no contexto de uma nova Operação Escudo, desencadeada na região após a morte do soldado da Rota Samuel Wesley Cosmo, atingido durante um patrulhamento em Santos na sexta-feira, 2.

Conforme informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), um homem ainda não identificado morreu após disparar contra policiais da Rota que estavam em patrulhamento. O segundo incidente, em São Vicente, também envolveu um homem não identificado que teria atirado contra agentes da Rota na Avenida Sambaiatuba, no bairro Jóquei Club, em São Vicente.

Guilherme Derrite, secretário da Segurança Pública de São Paulo, comunicou em uma postagem no X/Twitter que houve dois confrontos envolvendo as equipes da tropa, sendo que os criminosos foram neutralizados pelas equipes da Rota. Ele afirmou: “Seguimos em operações.”

Quanto ao episódio em Santos na madrugada de sábado, a SSP informou que o homem que teria atirado contra os policiais foi levado ao Hospital Vicentino, mas não resistiu aos ferimentos. Durante a ação, foram apreendidas uma pistola de calibre 9 milímetros e uma sacola contendo porções de crack e maconha. O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial, drogas sem autorização e tentativa de homicídio na Central de Polícia Judiciária de Santos.

Em relação à ocorrência em São Vicente, a ação começou na avenida Sambaiatuba, no bairro Jóquei Club. De acordo com a SSP, os agentes da Rota deram ordem de parada a um homem, que fugiu a pé e disparou na direção dos policiais. Houve revide, resultando na morte do homem, que teria sido socorrido anteriormente.

 Na residência em que ele tentou se esconder, foram encontradas 439 porções de maconha, 113 pinos com cocaína, um caderno de anotações e uma pistola 9 milímetros. O caso foi registrado como resistência, drogas sem autorização, posse e porte ilegal de arma de fogo e morte decorrente de intervenção policial na Delegacia de São Vicente.

A Operação Escudo, em busca dos responsáveis pela morte do soldado Cosmo, ocorre simultaneamente a outra operação semelhante na Baixada Santista, desencadeada após a morte do soldado Marcelo Augusto da Silva em 26 de janeiro, na Rodovia dos Imigrantes, próximo a Cubatão, cidade vizinha a Santos. Esses trágicos eventos se somam a outros episódios de violência que têm marcado a região, como a morte do soldado Patrick Bastos Reis, ocorrida em 27 de julho passado durante uma ação em Guarujá, também no litoral paulista.

Leia também:

Operação aprende aeronave, veículos e R$ 1,1 mi em ‘escama de peixe’ em Itumbiara

Polícia Federal investiga possível desvio no Ministério dos Esportes

O post Após morte de soldado da Rota, ação policial deixa 2 mortos em SP apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.