Goiás enfrenta onda de calor no fim de semana e frio nos próximos dias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para grande perigo em onda de calor que atinge o estado de Goiás neste fim de semana (sábado e domingo, 11 e 12). Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), haverá predomínio de sol em todas as regiões do estado de Goiás.

O período das chuvas está no fim, e a estiagem, que geralmente ocorre de maio até meados de outubro, se aproxima. “As temperaturas máximas estarão em elevação e a umidade relativa do ar em declínio no período da tarde”, explica André Amorim sobre a previsão para os próximos dias.

Em relação à Goiás, pode-se esperar temperaturas um pouco mais altas, especialmente na parte Oeste e Centro-Oeste do estado. As temperaturas estarão ligeiramente acima da média para esta época do ano, apontou o Cimehgo.

Previsão do tempara para as regiões de Goiás. | Foto: Cimehgo

Goiânia

Para a Capital, o Cimehgo indica redução da temperatura nos próximos dias. Conforme André Amorim, as temperaturas começam a cair porque o bloqueio de ar começa a perder a intensidade. ” “Ontem fez 17°C e hoje fez 16 °C. O ar frio avança, mas temos uma massa de ar quente sobre o Brasil central. A massa quente, porém, está mais focada no Paraguai, elevando a temperatura do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”, explica.

Com a perda da intensidade da massa de ar quente, o ar frio de origem polar começa a chegar de maneira tímida no Estado de Goiás.

Frio da Pecuária

Para a próxima semana, está prevista uma queda de temperatura no estado. Essa mudança ocorrerá devido ao avanço de uma massa polar de ar frio.

No entanto, não é esperada uma forte frente fria, já que não há previsão de chuva para os próximos 15 dias. O metereologista André Amorim explica que será uma queda amena de temperatura, não caracterizando um frio intenso. Entretanto, o ar estará mais gelado que o comum, especialmente nas primeiras horas da manhã. Nem todas as cidades serão afetadas, com Minaçu, Porangatu, Ceres e Itapuranga continuando a enfrentar o calor devido à estiagem e período de seca.

Por outro lado, cidades nas regiões sudoeste e centro-sul do estado, como Jataí, Rio Verde e Catalão, podem experimentar uma queda de temperatura mais significativa, chegando a 12ºC a 16ºC.

Municípios com baixa humidade

Municípios em observação de acordo com o índice de Umidade Relativa do Ar: Abadia de Goiás, Acreúna, Adelândia, Água Fria de Goiás, Água Limpa, Alexânia, Aloândia, Alto Horizonte, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Amaralina, Americano do Brasil, Amorinópolis, Anápolis, Anhanguera, Anicuns, Aparecida de Goiânia, Aparecida do Rio Doce, Aporé, Araçu, Aragarças, Aragoiânia, Araguapaz, Arenópolis, Aruanã, Aurilândia, Avelinópolis, Baliza, Barro Alto, Bela Vista de Goiás, Bom Jardim de Goiás, Bom Jesus de Goiás, Bonópolis, Brazabrantes, Britânia, Buriti Alegre, Buriti de Goiás, Buritinópolis, Cachoeira Alta, Cachoeira de Goiás, Cachoeira Dourada, Caçu, Caiapônia, Caldas Novas, Campestre de Goiás, Campinaçu, Campinorte, Campos Belos, Campos Verdes, Carmo do Rio Verde, Castelândia, Catalão, Caturaí, Cavalcante, Ceres, Cezarina, Chapadão do Céu, Cocalzinho de Goiás, Colinas do Sul, Córrego do Ouro, Corumbá de Goiás, Corumbaíba, Crixás, Cromínia, Cumari, Davinópolis, Diorama, Divinópolis de Goiás, Doverlândia, Edealina, Edéia, Estrela do Norte, Faina, Fazenda Nova, Firminópolis, Flores de Goiás, Formosa, Formoso, Goianápolis, Goiandira, Goianésia, Goianira, Goiás, Goiatuba, Gouvelândia, Guapó, Guaraíta, Guarani de Goiás, Guarinos, Heitoraí, Hidrolândia, Hidrolina, Iaciara, Inaciolândia, Indiara, Inhumas, Ipameri, Ipiranga de Goiás, Iporá, Israelândia, Itaberaí, Itaguari, Itaguaru, Itajá, Itapaci, Itapirapuã, Itapuranga, Itarumã, Itauçu,
Itumbiara, Ivolândia, Jandaia, Jaraguá, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Joviânia, Jussara, Lagoa Santa.

O post Goiás enfrenta onda de calor no fim de semana e frio nos próximos dias apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.