Hospital público faz primeiro transplante de pâncreas em Goiás

Goiás registra o primeiro transplante de pâncreas em um hospital público do Estado. O procedimento foi realizado na quinta-feira, 23, no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), em Goiânia. A paciente beneficiada foi a dona de casa Gabriela Barbosa Oliveira Silva, de 41 anos.

Ela é diabética desde os 11 anos e recebeu um transplante renal em 2017, passou dois dias no Centro de Terapia Intensiva após a cirurgia. Por causa da resistência da doença, ela foi inserida na fila de transplantes no último dia 1º. Devido à boa evolução do seu quadro clínico, ela foi transferida para um leito de enfermaria no domingo, 26, onde aguarda alta hospitalar.

“Eu não imaginava que seria tão rápido assim. Eu sou muito grata à família que me proporcionou esse momento. Porque só quem passa esse sofrimento todos os dias sabe o quanto é dolorido”, disse Gabriela.

O cirurgião Marcus Vinícius Chalar, responsável pelo procedimento, explicou que o transplante de pâncreas é indicado para pacientes com diabetes tipo 1 que já tiveram um transplante renal.

“Um novo pâncreas é indicado para tratar a doença de forma mais eficaz, e evitar outras complicações da diabetes, como retinopatia, neuropatia e cardiopatias, além de novas complicações renais”, enfatizou Vinícius Chalar.

Logística

Vinícius Chalar pontuou que o sucesso do transplante foi possível graças à identificação de um doador compatível em Campo Grande. Além disso, a operação logística, fundamental para a captação do órgão, envolveu o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), que enviou uma aeronave para buscar o pâncreas. O voo partiu de Goiânia às 7h e retornou às 13h30 com o órgão, o que permitiu o início da cirurgia às 19h.

Equipe de logística | Foto: divulgação/SES-GO
Equipe de logística | Foto: divulgação/SES-GO

Cabe ressaltar que o HGG é referência na saúde pública estadual. Para se ter ideia, a unidade tem capacidade de transplantes desde a inauguração de sua Unidade de Transplantes em setembro de 2022, com investimentos de R$ 2,8 milhões.

Em abril de 2023, o hospital foi habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar transplantes de pâncreas. Além deste marco, o HGG também realiza transplantes de pâncreas-rim, renais, fígado e medula óssea.

Leia também:

O post Hospital público faz primeiro transplante de pâncreas em Goiás apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.