Empresário morre e deixa empresa de herança para funcionários

O empresário americano Bob Moore faleceu aos 94 anos, deixando como parte de seu legado uma atitude notável: ele decidiu deixar parte de sua companhia de alimentos naturais, Bob’s Red Mill, como herança para mais de 700 funcionários. Em 2010, Moore estabeleceu um Plano de Propriedade de Ações para Funcionários (ESOP, na sigla em inglês), distribuindo ações da empresa entre os colaboradores.

A inspiração para essa iniciativa veio após Moore atingir “um sucesso além de seus sonhos mais audaciosos”, conforme relatado pela Business Insider. Antes disso, ele havia optado por repartir uma porcentagem dos lucros com os trabalhadores quando a empresa estava prosperando.

Inicialmente, a distribuição da Bob’s Red Mill para os funcionários foi feita em dois terços, culminando eventualmente na totalidade da companhia. Em abril de 2020, os colaboradores detinham 100% da propriedade da empresa.

Em uma entrevista concedida ao Portland Monthly em 2023, Moore explicou sua decisão citando um princípio bíblico: “Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você”. Ele enfatizou a importância de tratar as pessoas com justiça e benevolência, destacando que a participação nos lucros e na empresa pode tornar as relações mais equitativas.

Moore ressaltou que quanto mais todos se unem e trabalham arduamente, maior é a lucratividade da empresa, o que se reflete no aumento do valor da propriedade. Os administradores da conta oficial do Instagram da Bob’s Red Mill lamentaram a morte de Moore, prometendo continuar seu legado ao fornecer alimentos saudáveis para pessoas em todo o mundo.

Vale mencionar que várias empresas mostraram interesse em adquirir a Bob’s Red Mill, mas Moore recusou várias ofertas. Ele explicou que a venda da empresa teria gerado lucros consideráveis, mas se recusou a ceder. Moore compartilhou sua frustração ao ser rotulado de “idiota” por não querer vender, argumentando que não se pode construir o que ele construiu sendo verdadeiramente estúpido.

Leia também:

O post Empresário morre e deixa empresa de herança para funcionários apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.