Capivaras ficam ‘loiras’ com exposição ao sol e calor extremo; saiba o porquê

Você sabia que as capivaras podem mudar a cor da pelagem devido à exposição ao sol escaldante de Cuiabá? Com temperaturas acima de 40°C e mais de 120 dias sem chuva, o clima extremo tem afetado não só o ambiente, mas também os grandes roedores, que estão exibindo tons mais claros em seus pelos.

No Parque das Águas, os visitantes têm notado capivaras com pelagem de tonalidades diferentes, um fenômeno curioso. Em entrevista ao G1, a veterinária e doutora em Ciências Veterinárias, Mayara Vincenzi, explicou que a exposição prolongada ao sol pode causar descoloração nos pelos, especialmente em animais de pelagem escura.

No entanto, ela ressalta que o sol não é o único fator responsável por essa mudança. “Devido à exposição do sol, esses pelos se queimam, e acaba ocorrendo mudaças nessa tonalidade para um tom mais acastanhado, porém, essa não é a única causa”, ressatou.

Fatores como deficiências nutricionais, consumo de água contaminada e doenças de pele, especialmente hormonais ou autoimunes, também podem impactar a coloração dos pelos. A análise precisa desses fatores deve ser feita por especialistas, como veterinários de animais silvestres ou biólogos.

Segundo o veterinário Eduardo Sebastião, também ao G1, a forte onda de calor que atinge Cuiabá, com temperaturas de até 43°C, é um dos principais fatores por trás dessas mudanças. “A pele e os pelos dos animais são compostos por melanina, uma proteção natural contra os raios solares e com a exposição diária, a pelagem das capivaras adquire o loiro. Isso se dá pela decomposição/queima da melanina presente nos pelos dos animais”, explicou.

A seca prolongada e o calor extremo têm causado graves consequências para a fauna local, agravadas pelos incêndios que devastam o Pantanal, ameaçando o equilíbrio do ecossistema. A capital já registrou recordes de calor em setembro, com temperaturas que chegaram a 42,6°C, liderando o ranking de cidades mais quentes do Brasil. Além disso, se a seca continuar, Cuiabá completará mais de 120 dias sem chuva, o que reforça a gravidade da situação.

Leia também:

O post Capivaras ficam ‘loiras’ com exposição ao sol e calor extremo; saiba o porquê apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.