Após Carrefour, mais um grupo varejista francês decide boicotar carne sul-americana

O CEO do grupo varejista francês Les Mousquetaires, Thierry Cotillard, decidiu também apoiar o boicote às carnes provenientes da América do Sul em suas redes de supermercados Intermarché e Netto. Em uma publicação nas redes sociais, o empresário disse que as empresas do grupo “se comprometem a não vender produtos sul-americanos”, seguindo a iniciativa do Carrefour.

Ainda conforme Cotillard, a medida visa garantir a soberania alimentar e apoiar os agricultores franceses. Ele também fez um apelo para uma mobilização coletiva: “Faço um chamado às indústrias para que mostrem o mesmo nível de comprometimento e transparência”, disse, se referindo à origem dos insumos utilizados.

Segundo o executivo, o boicote também deve ser estendido aos produtos utilizados na fabricação de itens de marca própria. Recentemente, conforme noticiou a Associated Press, agricultores da França intensificaram protestos contra o acordo comercial União Europeia-Mercosul.

Leia também: Governador de Mato Grosso promove boicote ao Carrefour e critica protecionismo europeu

Eles alegam que o acordo coloca em risco suas atividades, ao possibilitar o aumento das importações de produtos agrícolas sul-americanos produzidos com normas ambientais mais flexíveis.

Ainda que os blocos econômicos tenham chegado a um entendimento preliminar em 2019, as negociações foram interrompidas principalmente por causa da resistência de agricultores e de alguns governos europeus, como o francês.

O post Após Carrefour, mais um grupo varejista francês decide boicotar carne sul-americana apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.