O Norte de Goiás inclui o Vale do São Patrício? Há quem postule que não. Porém, como os candidatos tanto de uma região quanto da outra trafegam pelas duas — e há quem sugira que o Vale do São Patrício é uma microrregião —, vamos incluir, na lista abaixo, seus pré-candidatos a deputado estadual para a disputa de 2026.
A lista está disposta por ordem alfabética, e não de relevância política. Há outros nomes? É possível. Pré-candidatos não citados podem entrar em contato com a redação (pelo WhatsApp 99973-9629) e seus nomes serão divulgados. O Jornal Opção ouviu que o filho do prefeito de Barro Alto será candidato, mas não conseguiu seu nome.
Há candidatos que são apontados como favoritos, caso de Givago Valadares, de Porangatu, José Machado, de Goianésia, e William Teófilo, de Goianésia.
1
Ângelo Marcos de Souza
O professor é ligado ao deputado federal José Nelto, do União Brasil. Será candidato certamente se Givago Valadares não for candidato. Porque dois postulantes da mesma base política em Porangatu podem se derrotar. O eleitorado do município é pequeno.
2
Eudes Araújo/MDB
O prefeito de Novo Planalto é popular e foi reeleito com excelente votação. Porém, seu município tem poucos eleitores. Por isso, precisa trabalhar em outras cidades, como Porangatu e São Miguel do Araguaia (o prefeito eleito Jeronymo Siqueira, do PL, tende a apoiá-lo). É ligado ao vice-governador Daniel Vilela, do MDB.
3
Fred Vidigal
O prefeito de Rialma, que fez o sucessor, deve ser candidato. É popular. Precisa conquistar apoio em outros municípios, como Ceres (que tem rivalidade com Rialma) e Uruaçu.
4
Givago Valadares
O engenheiro, filho da prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares, é um dos postulantes mais fortes da região Norte. Em 2022, quase foi eleito.
5
Helio de Sousa/PSDB
Político de Goianésia, o médico tem afirmado que, se Marconi Perillo for candidato a governador, irá a deputado federal. Mas há quem postule que pode ser candidato a deputado estadual.
6
José Machado/PSDB
O deputado estadual (e médico) deve ir à reeleição. Por sua causa, Helio de Sousa pode ir a deputado federal, e não a estadual.
7
Leozão Menezes/PL
Se for candidato, o prefeito de Goianésia tende a prejudicar a candidatura do “aliado” José Machado.
8
Márcio Luís da Silva/MDB
O presidente da Facieg é cotado para a disputa e sua principal base eleitoral fica em Porangatu. Talvez permaneça na Facieg. Seu projeto depende de Daniel Vilela, de quem é aliado e amigo.
9
Rilder Moreira
Promoter de festa, é um dos muitos nomes de Uruaçu.
10
Rodrigo Fernandes
Suplente de deputado, é cotado para a disputa. Sua base fica em Uruaçu. Teria o apoio do empresário Oziris Ribeiro (União Brasil), que perdeu a eleição para prefeito.
11
Valmir Pedro
O prefeito de Uruaçu pode ser candidato ou então apoiar Rodrigo Fernandes. É popular. Comenta-se que pode se resguardar para a disputa da prefeitura em 2028, daqui a quatro anos.
12
William Teófilo
Ligado ao prefeito eleito de Goianésia, Renato de Castro, e ao deputado federal Glaustin da Fokus, é um nome considerado consistente.
13
Zaides Borges
A prefeita de São Miguel do Araguaia pode ser candidata. Mas, sem o apoio do prefeito eleito, Jeronymo Siqueira, suas chances são diminutas. (E.F.B.)
O post 13 pré-candidatos a deputado estadual pelo Norte de Goiás apareceu primeiro em Jornal Opção.