Henry Truman, o pós guerra e o folclore político brasileiro

A coisa que eu mais gosto na política é o seu folclore, ou seja, aquela história bizarra, aquela frase espirituosa. Uma dessas histórias aconteceu em 1947, durante a visita do presidente norte americano Henry Truman ao Brasil. Na época, o nosso presidente era Eurico Gaspar Dutra. Dizem que Truman, assim que desembarcou em solo brasileiro, apertou a mão de Dutra e disse: “How do you do, Dutra?”. A resposta do chefe brasileiro foi: “How tru you tru, Truman”. Apesar da gravidade do momento desse encontro, início da Guerra Fria, a gente acaba se divertindo com esses causos políticos.

Truman assumiu a Presidência dos Estados Unidos em 1945, logo após a morte de Franklin Roosevelt. Depois de quase vinte anos, os norte americanos tiveram um novo presidente já que Roosevelt governou os EUA por quatro mandatos. Truman chegou à Casa Branca nos instantes finais da Segunda Guerra Mundial e, para forçar o Japão a se render, autorizou o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki.

Com o fim do conflito mundial, Truman se opôs à expansão da União Soviética pela Europa e, para isso, concedeu auxílio financeiro para que os países europeus se afastassem da influência soviética. Aprovou o Plano Marshal, que emprestou US$ 12 bilhões para a reconstrução da Europa após a guerra. A sua luta contra o comunismo motivou sua visita ao Brasil em 1947.

O democrata Truman não conseguiu fazer seu sucessor, pois o republicano Dwight D. Eisenhower se elegeu Presidente. Uma coisa que ele conseguiu foi entrar para o folclore político brasileiro quando a gente lembra do ex-presidente Dutra.

O post Henry Truman, o pós guerra e o folclore político brasileiro apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.