Mesmo com melhora no IDH, Brasil cai 2 posições no ranking da ONU em 2022

O Brasil aumentou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,754 para 0,760, mas mesmo assim o País recuou duas posições. Foi da 87ª posição em 2021 para a 89ª em 2022, último ano do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Com isso, na América Latina, o Brasil ficou à frente apenas de Colômbia e Venezuela. Mas atrás de Argentina, Peru, Uruguai, Chile, além de México e Cuba. A média da região e Caribe é de um IDH de 0,763, acima do brasileiro. O IDH do mundo é de 0,739. O máximo do IDH é 1.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 13, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O único indicador que retrocedeu foi a educação do brasileiro. Para se ter ideia, a expectativa de escolaridade teve queda de 15,59 para 15,58 (essa estimativa é de média de anos de estudos que a atual geração terá quando completar seu ciclo escolar).

A diretora regional da ONU para América Latina e Caribe, Michelle Muschett, explica que o índice é um mecanismo para entender melhor a realidade e orientar ações.

Segundo o Pnud, não foi apenas o Brasil que caiu em posições, mas também, outros países. O órgão cita as crises globais, como motivos, principalmente pela pandemia. Por outro lado, o programa mostra que nos últimos anos o Brasil cresceu muito rapidamente. A expectativa da ONU é que a tendência de crescimento siga nos próximos anos.

O ponto de melhoria brasileiro foi principalmente na expectativa de vida. Esse índice passou de 72,8 para 73,4 anos, em comparação com o ano anterior, depois de recuou causada pela pandemia.

No entanto, apesar desta melhora, a idade é menor do que no período anterior da pandemia de Covid, quando a expectativa de vida era de 75,3 anos.

Em relação à renda per capita, os ganhos dos brasileiros aumentaram de US$ 14.370 para US$ 14.615 ao ano, de 2022 para 2021.

IDH no mundo

Entre os países em desenvolvimento, a China apareceu com IDH de 0,7888 e na 75ª no ranking global; a Índia, com 0,644 e está na posição 134. Na outra ponta, a liderança é da Suíça, Noruega e Islândia.

Já os Estados Unidos são o 20º país em desenvolvimento humano, segundo a ONU.

Leia também: Brasil cai cinco posições e fica em 84º no ranking de IDH da ONU

O post Mesmo com melhora no IDH, Brasil cai 2 posições no ranking da ONU em 2022 apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.