Prefeito Sandro Mabel anuncia abertura imediata de 2.750 vagas na educação primária de Goiânia

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), anunciou a abertura imediata de 2.750 vagas na educação primária do município, para crianças de até três anos. A partir das 12h desta terça-feira, 7, pais e responsáveis poderão realizar a pré-matrícula de seus filhos e dependentes. A expectativa do novo chefe do Executivo goianiense é de que pelo menos cinco mil vagas sejam disponibilizadas nos 100 primeiros dias de mandato.  

“Nós estamos buscando entidades que estão fazendo convênios com a gente”, explica o prefeito em coletiva de imprensa que aconteceu na manhã desta terça-feira, 7, no CMEI João Pedro Calembo, no Residencial Vale do Araguaia. Escolas particulares, entidades religiosas e Organizações Não Governamentais assumem compromisso em atender a demanda da Prefeitura. Entidades como a Igreja Videira, a Assembleia de Deus e a Terra Fértil deverão oferecer mais de 1.000 vagas para alunos nessa faixa etária, seguindo os modelos da parceria proposta pela Prefeitura. 

Além disso, é feita uma adaptação na estrutura da própria Prefeitura para acomodar mais estudantes. “Nos locais onde já há CMEIs, estamos adicionando salas para atender à demanda. Em algumas unidades, podemos incluir até 60 crianças adicionais com custo reduzido”, colocou Mabel.

A orientação de Mabel (UB) para a Secretaria Municipal de Educação (SME) é de que todas crianças de até três anos tenham vaga disponível na rede pública de ensino goianiense até o fim deste semestre, suprindo assim um déficit histórico de 10 mil vagas. Tanto Mabel quanto a secretária municipal de Educação, Giselle Campos Faria, colocam o mês de junho como prazo para sanar essa carência. 

Mabel e Giselle Campos Faria, respectivamente | Fotos: Alex Malheiros

Vale destacar que a meta original da atual gestão era oferecer nove mil vagas até junho, mas, após diagnóstico inicial da pasta, aumentaram a meta para 10 mil.

Leia também: Goiânia conquista 1º lugar no IDEB em anos iniciais de formação

Entenda como vai funcionar a transferência do EJA de Goiânia para o Estado de Goiás

Cadastro e pré-matrícula

Para os pais ou responsáveis que desejam pleitear uma dessas vagas disponibilizadas nesta terça-feira, 7, é preciso realizar um cadastro antecipado e então a pré-matrícula. O cadastro antecipado pode ser feito de forma online, no site da SME. Já a pré-matrícula dos novatos começa a partir das 12h desta terça-feira, 7, e deve ser feita na unidade educacional de preferência, desde que atenda a faixa etária em questão.

A secretária de Educação, Giselle Campos Faria, explica que os pais ou responsáveis precisam ter o CPF em mãos no momento da pré-matrícula. Após conclusão do cadastro, o sistema emite um recibo, e com esse arquivo e os documentos de identificação em mãos, é possível confirmar a matrícula diretamente na instituição escolhida. 

A chefe da pasta alerta que possíveis atrasos na página da SME podem acontecer. “Às vezes vai todo mundo entrar ao mesmo tempo”, coloca Giselle antes de complementar dizendo que o interessado na vaga deve continuar tentando acessar a página. “Toda a nossa equipe de TI da prefeitura já está preparada para isso”, a secretária garante atenção especial para momento dos cadastros. 

Professores

Quando questionado sobre o efetivo de profissionais que vão atender essas milhares de crianças, o prefeito é categórico ao afirmar: “professores não vão faltar”. Mabel explica que, após diagnóstico inicial da pasta, foram identificados quase dois mil professores que estavam com desvio de função e que serão realocados.  “Eles [professores] têm que estar exatamente onde eles foram concursados, que é dentro da sala de aula”, resumiu Mabel. 

Para além da revisão dos professores em desvio de função, o prefeito também afirma que será feita análise sobre os quase seis mil servidores em licença. “Tem gente que está há 5, 6 anos de atestado. Não é possível que isso seja uma realidade”, questiona Mabel ao compartilhar que será feita revisão de todos esses afastamentos. 

Apesar de se dizer certo de que não haverá déficit de profissionais, o prefeito coloca que “se faltar professor, nós contrataremos ou chamaremos do cadastro de reserva”. 

Demanda específica

Um dos pontos destacados tanto pelo prefeito quanto pela secretária de Educação é que as novas vagas estão sendo abertas considerando as demandas específicas de cada região e das famílias. “A Secretária tem visitado a cidade inteirinha, casando necessidade de vaga com o local”, afirma Mabel ao dizer que a Prefeitura vai tentar priorizar a disponibilidade da vaga com a preferência dos pais, seja pelo local onde moram ou pelo local em que trabalham. 

“Nós não vamos ter crianças precisando de vagas”, coloca Giselle, que reforça que as famílias que não conseguiram matricular suas crianças o farão ainda no primeiro semestre deste ano. 

Mabel anunciou que “estamos preparando um sistema de georreferenciamento de todas as vagas” que vai possibilitar que novos alunos e estudantes já cadastrados no sistema sejam alocados em unidades próximas de sua conveniência. “Eu acredito que, nas matrículas do ano que vem, nós já tenhamos feito estudo de toda a rede. Inclusive, sugerindo para alguma mãe que está deslocada se ela quer mudar de local”, garantiu o gestor.

O post Prefeito Sandro Mabel anuncia abertura imediata de 2.750 vagas na educação primária de Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.