Lêda Selma é citada em programa de Professor Pasquale; conheça mais sobre a obra da poetisa naturalizada goiana

O trabalho da escritora baiana naturalizada goianiense, Lêda Selma, é frequentemente mencionado em todo o território nacional. Na última sexta-feira, 3, Pasquale Cipro Neto, o professor Pasquale, revisitou a obra da poetisa ao citar a música “Voa” de Ivan Lins (que se baseia em poema homônimo de Lêda) no seu programa “A Nossa Língua de Todo Dia”, na rádio CBN.

Em entrevista ao Jornal Opção, Lêda explica que o poema em si foi feito no final da década de 1980, para servir como convite para o lançamento de um de seus livros. A poetisa explica que esse trabalho está incompleto, já que sua intenção era modificá-lo antes de usar no convite, mas, devido às tratativas com a editora, foi preciso usá-lo de imediato, sem tempo para alterações. “Eu escrevi na madrugada, para mandar no outro dia cedo. Ele estava na forma, e eu tirei antes dele ser dourado”, resume a escritora. 

Antes e depois da intervenção musical de Ivan Lins, o poema foi usado em diversos contextos. Convites de formatura, congressos, homenagens públicas e projetos de poesia são algumas ocasiões que resgatam o trabalho de Lêda. Uma década após a produção da obra, que originalmente se chamava “A Ti, Naturalmente”, o músico Ivan Lins, em uma de suas viagens à Goiânia, a viu pintada em um dos muros da cidade (parte do projeto Poesia em Doses) e entrou em contato com a poetisa. 

“Ele [Ivan Lins] tinha levado um soco no estômago lendo o poema e queria musicá-lo”, afirma a escritora. “Ele ia embora, voltava para o Rio no dia seguinte e, no outro dia, me liga e já cantarola a música”, compartilhou. Para além do título, outras pequenas mudanças foram feitas no corpo do poema (sempre com autorização de Lêda), como adição de artigos ou a repetição de uma palavra, a fim de adaptar ao ritmo da canção. 

A artista

Se somando à grande circulação que teve o poema “Voa”, usado na música de Ivan Lins, Lêda cita algumas de suas obras favoritas para conhecimento dos novos leitores. Entre crônicas e contos, prosa e poesia, a escritora sugere os títulos: “A Coruja de Cristal”, “Memórias da Agonia”, “Até Deus Duvida”, “À Deriva” e “Ou Casa, ou Desocupa a Noiva”. 

Para finalizar, a poetisa fala sobre um de seus últimos lançamentos, o livro “Travessia e Travessuras”. Com 629 páginas, o material reúne “todos os meus livros de poemas”, finaliza sua lista de sugestões. 

Lêda é membro da Academia Goiana de Letras, da União Brasileira de Compositores, graduada em Letras Vernáculas na então Universidade Católica de Goiás e pós-graduada em Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Em homenagem as suas contribuições para a cultura do estado, foi naturalizada goiana e goianiense, respectivamente, por honrarias da Assembleia Legislativa de Goiás e pela Câmara Municipal de Goiânia.

Leia também: O tragicômico em “O Esquecido de Deus”, novela de Lêda Selma

O post Lêda Selma é citada em programa de Professor Pasquale; conheça mais sobre a obra da poetisa naturalizada goiana apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.