Clima instável domina Goiás neste final de semana; confira a previsão do tempo

Este sábado, 11, o Estado de Goiás será marcado por um clima instável, com a combinação de calor e umidade elevada. Esse cenário favorece a formação de áreas de instabilidade em todas as regiões goianas, o que poderá resultar em chuvas fortes, rajadas de vento e até mesmo descargas atmosféricas.

De acordo com o boletim emitido pelo Centro de Informações Hidrológicas, Meteorológicas e Geológicas de Goiás (CIMEHGO), essas condições climáticas poderão afetar tanto a capital Goiânia quanto o interior do estado.

Em Goiânia, a previsão é de um dia com períodos de sol e variação de nebulosidade, além de pancadas de chuva. A temperatura máxima pode chegar aos 30°C, com mínima de 19°C. A umidade relativa do ar deverá oscilar entre 60% e 95%.

A precipitação prevista para Goiânia é de 10 mm. A cidade pode registrar ventos com rajadas de até 60 km/h, e chuvas com intensidade de até 50 mm ao longo do dia. O nascer do sol ocorrerá às 05h53 e o pôr do sol será às 18h56.

Chuva intensa no setor Nova Suíça em Goiânia | Foto: Guilherme Alves

Previsão das regiões de Goiás

Região Norte
Na Região Norte de Goiás, o clima será similar ao de Goiânia, com variação de nebulosidade e pancadas isoladas de chuvas. A previsão é de 35 mm de precipitação, com temperaturas variando entre 22°C (mínima) e 33°C (máxima). A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 95%.

Região Oeste
A Região Oeste do estado também registrará 35 mm de precipitação, com temperaturas mínimas de 22°C e máximas de 33°C. A umidade relativa do ar estará entre 60% e 95%, e o tempo será de sol com variação de nebulosidade, favorecendo pancadas de chuva isoladas durante o dia.

Região Sudoeste
Na Região Sudoeste, a previsão é de 30 mm de precipitação, com temperatura mínima de 19°C e máxima de 32°C. A umidade relativa do ar vai variar entre 60% e 95%. Assim como nas demais regiões, o tempo será de sol com variação de nebulosidade e pancadas de chuva isoladas.

Região Leste
A Região Leste do estado terá uma previsão de 35 mm de precipitação, com temperaturas variando de 17°C (mínima) a 31°C (máxima). A umidade relativa do ar deverá se manter entre 60% e 95%, com variação de nebulosidade e possibilidade de chuvas isoladas.

Região Central
Na Região Central, a previsão é de 30 mm de precipitação, com mínima de 19°C e máxima de 32°C. A umidade relativa do ar ficará entre 60% e 95%. As condições serão de sol, variação de nebulosidade e pancadas de chuvas isoladas.

Região Sul
A Região Sul terá 30 mm de precipitação, com temperaturas variando de 19°C (mínima) a 32°C (máxima) e umidade relativa entre 60% e 95%. O tempo será de sol, com variação de nebulosidade e pancadas de chuvas isoladas.

Confira a previsão para algumas cidades do estado

Fatores meteorológicos

O gerente do CIMEHGO, André Amorim, explicou que a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua influenciando o clima no estado de Goiás. “A Zona de Convergência do Atlântico Sul está ainda em atuação no nosso estado, o que traz muita nebulosidade. Essa nebulosidade, associada à umidade e ao calor, favorece a formação de áreas de instabilidade, com chuvas que podem ser fortes”, afirmou.

Amorim também destacou que, embora o deslocamento da ZCAS esteja levando a sua maior concentração para o Tocantins e o Norte de Goiás, a nebulosidade continuará presente no estado. “Estamos vendo que, mesmo com a Zona de Convergência se deslocando, ela ainda vai afetar a região norte de Goiás, o que vai manter as condições instáveis por aqui”, explicou o meteorologista.

De acordo com ele, o cenário de calor e alta umidade continuará favorecendo a formação de nuvens carregadas. “Se você sair de casa e olhar para o céu, vai notar que o sol pode aparecer, mas já estarão surgindo nuvens mais escuras, que podem provocar pancadas de chuvas no final da tarde”, acrescentou.

Prognóstico de risco potencial para tempestades em municípios do Estado de Goiás

Alertas

Dada a previsão de chuvas intensas, o CIMEHGO emitiu um alerta para o risco de chuvas fortes, com índices de precipitação que podem variar entre 20 mm/h e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm em algumas localidades ao longo do dia. “Em alguns momentos, as chuvas podem ser mais intensas, o que pode causar transtornos, como alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia”, alertou André Amorim.

Além disso, o estado pode registrar rajadas de vento de até 60 km/h e a ocorrência de descargas atmosféricas. O meteorologista reforçou a importância de precauções durante a previsão de tempestades. “Quem puder, deve evitar sair em áreas abertas no final da tarde, especialmente se começar a ver o aumento da nebulosidade e a formação de nuvens mais pesadas”, orientou.

Leia também Previsão aponta chuva intensa e rajadas de vento em Goiás nesta semana;

O post Clima instável domina Goiás neste final de semana; confira a previsão do tempo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.