Confira 20 novos lançamentos de motos para 2025

Em 2025, as montadoras prometem muitas novidades para o mercado de motocicletas, com 21 modelos já previstos para chegar às lojas, segundo o G1. Enquanto isso, no ano passado, o foco das fabricantes foi atualizar as motos já existentes, atendendo às exigências do novo marco regulatório de emissões, o Promot 5. Essas atualizações, que incluíram mudanças no design e em partes técnicas, não trouxeram grandes inovações, mas foram essenciais para que os modelos atendessem às novas normas ambientais.

A nova regulamentação Promot 5, recentemente implementada, estabelece padrões mais rigorosos para a fabricação de motocicletas, visando aprimorar a segurança, reduzir as emissões de poluentes e incentivar a inovação tecnológica no setor. Essas normas exigem que os fabricantes integrem sistemas avançados de frenagem, como o ABS, e adotem materiais mais sustentáveis, além de atenderem a limites mais restritivos de emissão de gases poluentes. Essa iniciativa reflete um movimento global em direção a veículos mais seguros e ambientalmente responsáveis.

Para 2025, espera-se que a indústria de motocicletas continue a evoluir em resposta a essas regulamentações, com foco em tecnologias mais limpas e eficientes. A tendência é o aumento da adoção de motores elétricos, impulsionados por incentivos governamentais e pela crescente conscientização ambiental dos consumidores. Além disso, a integração de sistemas de assistência ao piloto, como controle de tração e modos de condução adaptativos, deve se tornar mais comum, elevando os padrões de segurança e desempenho das motocicletas no mercado.

Entre as renovações mais destacadas, estão os modelos da Honda, como as novas Pop, Elite, Biz, CG, Bros e ADV. A Yamaha, por sua vez, reformulou suas scooters NMax e XMax e também atualizou as linhas das street Factor e Factor DX, além das naked FZ15 e FZ25. Por outro lado, a Shineray, em terceiro lugar em vendas, se destacou ao lançar modelos 100% novos, como as Urban, Storm, Flash, além das custom Iron, Denver e Titanium.

O G1 selecionou 20 modelos que chegarão às lojas em 2025. Confira:

• Bajaj Pulsar NS400;
• Bajaj Chetak;
• Honda CB 500 Hornet;
• Honda NX 500;
• Honda XL 750 Transalp;
• Morini Seiemmezzo;
• Morini X-Cape 650;
• Morini Calibro 650;
• Royal Enfield Shotgun 650;
• Royal Enfield Bear 650;
• Royal Enfield Classic 650;
• Royal Enfield Himalayan 450;
• Royal Enfield Guerrilla 450;
• Shineray Fort 4.0;
• Shineray SRV 300;
• Shineray SRV 550;
• Shineray SRK 400;
• Shineray SRT 550;
• Yamaha Neo’s;
• Yamaha Teneré 700.

Bajaj Pulsar NS400

Bajaj vai lançar a Pulsar NS400 no Brasil no primeiro trimestre l Foto: Divulgação

A Bajaj vai lançar a Pulsar NS400 no Brasil no primeiro trimestre, ampliando sua linha de motos naked. A moto terá o mesmo motor de 400 cilindradas da Dominar 400, com 40 cv de potência e 3,5 kgfm de torque, competindo com a Honda CB 300F Twister.

Bajaj Chetak

A scooter elétrica será lançada pela montadora neste ano l Foto: Divulgação

A scooter elétrica será lançada pela montadora neste ano, provavelmente no segundo semestre, após a apresentação da NS400. Ela tem motor de 5,1 cv e velocidade máxima de 63 km/h (no modelo da Índia). A bateria de 2,88 kWh oferece autonomia de 95 km no modo econômico, com recarga em cerca de 4 horas. O painel é TFT colorido, as rodas são de 12 polegadas, e o sistema de freios é combinado (CBS). A scooter também conta com luzes LED e assistente de partida em rampa para facilitar subidas em ruas íngremes.

Honda CB 500 Hornet

A CB 500 Hornet, que substituirá a CB 500F no Brasil em 2025 l Foto: Divulgação

A CB 500 Hornet, que substituirá a CB 500F no Brasil em 2025, traz um design mais agressivo. Ela conta com um motor de 471 cm³, gerando 50,2 cv e 4,5 kgfm de torque. Apesar de compartilhar o nome com a antiga Hornet, seu motor é menor, comparado aos 600 cm³, 102 cv e 6,5 kgfm da versão anterior.

Honda NX 500

A NX 500 chega para substituir a CB 500X no Brasil l Foto: Divulgação

A NX 500 chega para substituir a CB 500X no Brasil, mantendo o mesmo motor bicilíndrico de 471 cm³, com 50,2 cv de potência e 4,5 kgfm de torque. O câmbio de seis marchas também é o mesmo. A moto, com design atualizado, será lançada no primeiro semestre e se posicionará como uma opção aventureira abaixo da Transalp.

Honda XL 750 Transalp

Será lançada no segundo semestre l Foto: Divulgação

A Honda XL 750 Transalp, que estava prevista para 2024, será lançada no segundo semestre devido ao atraso. A moto foi apresentada em novembro no Salão de Milão, sendo uma reestilização do modelo de 2022. Ela possui motor de 755 cm³, 92 cv de potência e torque de 7,5 kgfm.

Morini Seiemmezzo

A Seiemmezzo é vendida em duas versões fora do Brasil l Foto: Divulgação

A Seiemmezzo, assim como o modelo anterior Tre e Mezzo, tem o nome baseado em sua cilindrada de 650 cm³. Ela é vendida em duas versões fora do Brasil: STR e SCR, ambas com o mesmo motor de 59,6 cv, permitindo atingir até 170 km/h. Classificada como Naked, a Seiemmezzo compete com a Honda CB 650R, que custa R$ 52.590.

Morini X-Cape 650

A Morini X-Cape é voltada para o segmento de motos trail l Foto: Divulgação

A Morini X-Cape é uma moto aventureira voltada para o segmento de motos trail, com rodas de 19 polegadas na dianteira para enfrentar obstáculos maiores. Ela chega ao Brasil com um motor de 650 cilindradas e potência de 59,6 cv, competindo com modelos como Triumph Tiger Sport 660 e BMW F 800 GS. Em outros países, o modelo possui painel TFT de 7 polegadas.

Morini Calibro 650

A Morini lançará a Calibro, uma moto estradeira de 650 cilindradas l Foto: Divulgação

A Morini lançará a Calibro, uma moto estradeira de 650 cilindradas, com pedaleiras avançadas para maior conforto em longas viagens e iluminação em LED. O tanque tem capacidade de 15 litros e o quadro de instrumentos é simples, com conta-giros analógico e painel digital mostrando velocidade e nível de combustível.

A Calibro competirá com a Royal Enfield Super Meteor 650, com preços em torno de R$ 34.990. A chegada da Morini ao Brasil está prevista para o segundo semestre, com concessionárias abrindo em julho em cidades como São Paulo e Campinas. A Calibro terá 59,6 cv de potência.

Royal Enfield Shotgun 650

A Shotgun 650 será a primeira novidade de 2025 l Foto: Divulgação

A Royal Enfield atrasou o lançamento da Shotgun 650 devido a problemas logísticos, mas com a abertura de uma nova linha de montagem em Manaus, a entrega de motos no Brasil será ampliada.

A Shotgun 650 será a primeira novidade de 2025, prevista para chegar às lojas em março. Ela compartilha peças, chassi e motor com outras motos de 650 cilindradas da marca, como a Super Meteor, Continental GT e Interceptor. O motor tem 648 cilindradas, 47 cv de potência e torque de 5,7 kgfm.

Royal Enfield Bear 650

Bear, nova moto da Royal Enfield l Foto: Divulgação

A Bear, nova moto da Royal Enfield, compartilha a mesma base das modelos Super Meteor, Continental GT, Interceptor e futura Shotgun, mas se destaca com uma aparência diferenciada. Focada no estilo scrambler, ela será uma opção mais acessível do que as concorrentes e pode substituir a Scram 411. Seu motor de 648 cilindradas entrega 47 cv e 5,7 kgfm de torque, combinado com um câmbio manual de seis marchas. O lançamento está previsto para o segundo semestre.

Royal Enfield Classic 650

A Classic 350 mantém o motor das demais versões l Foto: Divulgação

A Classic 350 mantém o motor das demais versões, com foco no estilo das primeiras motos custom dos anos 1950. Seu motor tem 648 cilindradas, com potência de 47 cv e torque de 5,7 kgfm, além de um tanque de 14,8 litros. A novidade da marca deve ser lançada no final de 2025.

Royal Enfield Himalayan 450

A Himalayan 411 será aposentada e substituída pela Himalayan 450 l Foto: Divulgação

A Himalayan 411 será aposentada e substituída pela Himalayan 450 até o fim do primeiro trimestre. A nova moto terá motor de 452 cilindradas, com 40 cv e 4 kgfm de torque, superando os 24 cv e 3,2 kgfm da versão anterior. O câmbio será de seis marchas e o tanque terá capacidade de 17 litros, com consumo de 28,1 km/l e autonomia de 450 km. A Himalayan 450 também terá painel 100% digital, novidade no Brasil.

Royal Enfield Guerrilla 450

Royal Enfield lançará a Guerrilla 450 no Brasil no segundo semestre l Foto: Divulgação

A Royal Enfield lançará a Guerrilla 450 no Brasil no segundo semestre. Trata-se de uma moto crossover que mistura os estilos naked e scrambler, equipada com motor de 452 cm³ da Himalayan, oferecendo 40 cv de potência e 4 kgfm de torque. Suas rodas de 17 polegadas e pneus com sulcos menores indicam que é mais adequada para uso em pavimento, não sendo ideal para off-road.

Shineray Fort 4.0

Nova scooter de média cilindrada, com motor de 350 cc l Foto: Divulgação

A nova scooter de média cilindrada, com motor de 350 cc, entrega 33 cv de potência e 3,5 kgfm de torque. Ela compete com a Yamaha XMax e a BMW C 400 X, oferecendo injeção eletrônica e capacidade para armazenar dois capacetes sob o assento. Seu painel é uma tela TFT de 5 polegadas, com espelhamento de celular, e inclui compartimentos com fechamento elétrico, chave presencial, porta USB e comandos do computador de bordo no guidão.

Shineray SRV 300

Shineray lançará a SRV 300 l Foto: Divulgação

A Shineray lançará a SRV 300, uma moto custom equipada com motor bicilíndrico em V de 296 cm³, com 30,7 cv de potência e 2,6 kgfm de torque. Ela possui sistema de freios ABS nas duas rodas e assento a 70 cm do solo, facilitando o uso.

Shineray SRV 550

SRV 550 possui um motor bicilíndrico de 554 cilindradas l Foto: Divulgação

A SRV 550 possui um motor bicilíndrico de 554 cilindradas, gerando 47,5 cv de potência e 5,1 kgfm de torque, oferecendo desempenho semelhante ao de motos de 650 cilindradas da Royal Enfield. O modelo combina características de uma naked, com rabeta curta, e de uma scrambler, com banco mais curto.

Shineray SRK 400

Shineray planeja competir com a Bajaj l Foto: Divulgação

A Shineray planeja competir com a Bajaj ao importar a SRK 400, uma naked de 400 cilindradas com motor que oferece 41 cv e 3,7 kgfm de torque. O modelo possui um painel TFT de 5 polegadas com computador de bordo e tem um design similar à 250F, já vendida pela marca no Brasil.

Shineray SRT 550

A SRT 550 é a primeira trail de média cilindrada l Foto: Divulgação

A SRT 550 é a primeira trail de média cilindrada da montadora chinesa no Brasil, com motor de 554 cilindradas, 47 cv e 51 kgfm de torque. Ela é mais indicada para trechos asfaltados ou trilhas leves. Seu painel LCD de 4 polegadas tem leitura difícil, mas a moto possui iluminação full LED, freios ABS nas duas rodas, suporte para GPS e porta USB.

Yamaha Neo’s

A Yamaha lançará em fevereiro de 2025 sua primeira scooter elétrica l Foto: Divulgação

A Yamaha lançará em fevereiro de 2025 sua primeira scooter elétrica, a Neo’s, com autonomia de 80 km. Ela será equipada com o Yamaha Motorcycle Connect (Y-Connect), que permite a conexão com smartphones para exibir informações como nível da bateria, notificações de chamadas e mensagens, além de dados sobre a moto, como status da bateria e óleo. A scooter possui motor elétrico com 3,08 cv de potência e torque de 13,5 kgfm. Importante destacar que a Neo’s é diferente da Neo 125, que é a versão a combustão.

Yamaha Teneré 700

Teneré 700, uma das motos de trilha mais desejadas l Foto: Divulgação

A Teneré 700, uma das motos de trilha mais desejadas e icônicas, estará disponível novamente no Brasil após cinco anos de lançamento na Europa. As vendas começam no primeiro trimestre deste ano. A moto possui rodas de 21 polegadas, um painel TFT de 5 polegadas, iluminação LED e faróis com quatro projetores. Conta com freios ABS em três modos, com a opção de desativá-los para uma pilotagem off-road. Suas especificações incluem um motor de 700 cm³, 73 cv de potência, torque de 7 kgfm e tanque de 16 litros.

O post Confira 20 novos lançamentos de motos para 2025 apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.