Em Brasília, Caiado busca apoio para municípios em situação de emergência por causa da estiagem em Goiás

O governador Ronaldo Caiado (UB) se reuniu nesta terça-feira, 6, com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em busca de estratégia de defesa civil em relação à estiagem que atingiu o Estado. Com 25 cidades goianas em estado de emergência, o governador solicitou compartilhamento de informações sobre o clima.

“A gente precisa somar forças na área de tecnologia para acompanhar as previsões detalhadas de chuva, para permitir ao agricultor se programar e não ter perdas maiores”, afirmou Caiado. O chefe do Executivo esteve no ministério acompanhado do titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo, e de representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

A situação pode provocar uma queda de até 24% na produção agrícola, avalia o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende. “Pretende-se facilitar aos produtores rurais a renegociação de suas dívidas junto às instituições bancárias, reconhecendo a situação climática adversa em Goiás”.

O decreto estadual de emergência climática abrange os municípios de Acreúna, Amorinópolis, Araguapaz, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Britânia, Caiapônia, Diorama, Guarani de Goiás, lporá, Israelândia, lvolândia, Jaupaci, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Mozarlândia, Nova Crixás, Palestina de Goiás, Paraúna, Piranhas, Porangatu, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás e Turvelândia.

O documento leva em consideração o registro de baixos pluviométricos, além de condições climáticas extremas por conta do fenômeno El Niño, que influencia no regime de chuvas, e classifica a estiagem como desastre de média intensidade. Como resultado, especialistas estimam a perda de até 4 milhões de toneladas de soja no estado na safra 2023/2024, entre outros efeitos negativos.

Leia também:

Estiagem deve levar Goiás a decretar situação de emergência em 25 municípios; veja lista

Chuva começa a perder força e estiagem volta a predominar em Goiás

O post Em Brasília, Caiado busca apoio para municípios em situação de emergência por causa da estiagem em Goiás apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.