Goiás em estado de alerta nível laranja para fortes chuvas nesta quarta-feira, 15 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para a população de 16 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, devido às previsões de tempestades. Segundo os informes do órgão, as precipitações podem variar de 30 a 60 milímetros por hora, com acúmulo diário indo de 50 a 60 milímetros para o dia. Ao todo, são quase dois mil municípios em alerta.  

Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal podem ter chuvas intensas durante a manhã desta quarta-feira, 15. As autoridades alertam para risco de ventania, com velocidades que vão de 60 a 100 km/h, e também de descargas atmosféricas. 

A meteorologista do Inmet, Elizabete Alves, explica que a tendência é que o alerta laranja se mantenha até a quinta-feira, 16. A partir de sexta-feira, 17, a situação ameniza, mas ainda com a possibilidade de chuvas menos intensas em todo o estado, com maior presença do Sol. “Não é que vai ficar sem chuva, vai amenizar mais essa quantidade”, explica a especialista, ao reforçar que é típico do período chuvoso o volume. 

Para ela, o problema é a quantidade de precipitação no período que causa maiores transtornos nos centros urbanos. “Muita água em pouco tempo”, afirma. 

As recomendações à população seguem as mesmas: evitar sair durante as chuvas, não enfrentar as enxurradas, não se abrigar embaixo de árvores ou objetos metálicos altos, não descartar lixo de forma irregular na rua e não usar aparelhos eletrônicos ligados na tomada durante as precipitações. 

Uma área ao redor dos estados em alerta laranja entra na fase amarela de precaução para chuvas menos intensas, mas que ainda exige algum nível de precaução. Amazonas, Rio Grande do Sul, Paraná, Acre e Santa Catarina compõem essa zona. Os únicos estados fora do alerta emitido pelo Inmet são: Roraima, Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de São Paulo e do Amapá.  

Elizabete explica que existem dois sistemas atuando para contribuir com o aumento das chuvas no país. Mais ao centro do Brasil existe a Zona de Convergência do Atlântico Sul atuando, que conduz a umidade da região Norte para o interior do Brasil. Ao mesmo tempo, a Zona de Convergência Intertropical e o chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) trazem umidade do oceano para o sertão nordestino, afetando estados como Maranhão e Piauí, por exemplo. 

Leia também: Com chuvas e falta de drenagem, aumentam para 126 os pontos de alagamento e áreas de risco em Goiânia

Em Goiânia 

A capital do estado vem enfrentando grandes chuvas há mais de uma semana. Com mais de 100 milímetros de precipitação em algumas regiões, é comum ver alagamentos, queda de árvores e enxurradas, o que acaba colocando em risco a vida dos motoristas.

Na noite entre segunda e terça-feira, 13 e 14, o Corpo de Bombeiros registrou alagamentos nos bairros Santa Genoveva, Jaó, Jardim Guanabara e Vila Maria Rosa.   

Boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) mostra que nesta terça-feira, 14, algumas regiões de Goiânia registraram grandes níveis de chuvas. O Jardim Olinda, na região leste, teve mais de 70 milímetros de chuva até o fim da tarde. No mesmo período, o setor Sul, que tipicamente sofre com inundações, registrou 74 milímetros de precipitação. Em Aparecida de Goiânia, a situação não foi diferente: apenas na região da Vila Brasília, foram registrados 72,8 milímetros de chuva na tarde da última terça-feira, 14. 

Para a data de hoje, 15, o Cimehgo prevê  “risco potencial para chuvas intensas de 20 a 50 mm/h ou 70mm/dia com rajadas de vento de 80 km/h”. A umidade relativa do ar, em todas as regiões do estado, varia de 60% a 95%. O Sol e o calor podem se fazer presentes, mas não de forma regular, devido à variação da nebulosidade. 

Previsão do tempo para Goiás nesta quarta-feira, 15 l Fonte: Cimehgo. Com chuvas e falta de drenagem, aumentam para 126 os pontos de alagamento e áreas de risco em Goiânia

As regiões Norte e Oeste possuem temperatura mínima prevista em 22°C e máxima de 33°C. Já nas regiões Central, Sul e Sudoeste, as temperaturas podem ir de 19°C a 32°C ao longo do dia. A área com menores temperaturas em Goiás nesta quarta-feira, 15, é a região Leste, com mínima prevista em 17°C e máxima de 31°C.

“A combinação calor e umidade, vai favorecer a formação de áreas de instabilidade em todas as regiões do Estado de Goiás, as chuvas serão irregulares e poderão vir no formato de tempestades, acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas”, resumem. 

O post Goiás em estado de alerta nível laranja para fortes chuvas nesta quarta-feira, 15  apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.