Donos de barragens devem ficar em alerta durante o período chuvoso

Com a chegada das chuvas intensas em Goiás, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) emitiu um alerta direcionado aos proprietários e operadores de barragens cadastradas no estado.

O objetivo é reforçar as medidas de segurança e evitar incidentes durante a temporada de precipitações. De acordo com o superintendente de Fiscalização e Controle da Semad, Marcelo Sales, a prioridade é garantir que as estruturas extravasoras estejam desobstruídas.

“O comunicado chama atenção para importância de se desobstruir as estruturas extravasoras, para que elas estejam aptas a dar vazão a todo o volume de água previsto no projeto”, afirma o superintendente de Fiscalização e Controle da Semad, Marcelo Sales. “Retire o lixo, vegetação ou qualquer material presente que possa impedir o livre fluxo da água”.

Sales também recomenda monitorar o nível do reservatório, mantendo uma borda livre de pelo menos um metro. “O nível da barragem deve ter uma borda livre de pelo menos um metro”, explica.

“Verifique a existência de trincas ou rachaduras e infiltrações nas ombreiras, cristas e taludes. Caso existam, deve-se reduzir ainda mais o volume acumulado no reservatório para reduzir a pressão exercida pelo volume da água”, diz o superintendente. “A redução do nível da água não deve ser de mais de 15 cm por dia, para evitar escorregamentos dos taludes”.

Outro ponto de atenção destacado pelo superintendente é deixar as descargas de fundo escoando livremente, permitindo que a barragem acomode a água das chuvas sem sobrecarga. É igualmente importante manter os contatos da Defesa Civil ((62) 99972-5926) e do Corpo de Bombeiros (193) sempre à mão para emergências.

A Semad sugere que os proprietários estabeleçam uma rede de comunicação com vizinhos e comunidades residenciais em um raio de até 10 quilômetros abaixo da barragem. Essa ação é essencial para alertar rapidamente sobre qualquer situação de risco, garantindo maior segurança para todos os envolvidos.

Segundo o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos de Goiás (SirhGO), o estado conta com 56.178 barragens cadastradas. O ranking de municípios com maior número de barragens é liderado por Porangatu (2.231), seguido por Crixás (2.157), Nova Crixás (1.730), Mara Rosa (1.714) e São Miguel do Araguaia (1.467).

Entre essas estruturas, 11,9 mil são utilizadas para abastecimento de água, 8 mil para regularização de vazão, 4,7 mil no combate às secas, 2,8 mil para irrigação e 2,4 mil para proteção ambiental.

Leia também:

O post Donos de barragens devem ficar em alerta durante o período chuvoso apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.