Cão cibernético revoluciona a segurança em grandes eventos em São Paulo

Com aparência de mascote, mas funções de alta tecnologia, o cão cibernético é o mais novo aliado da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo para reforçar a segurança em grandes eventos. Batizado de “Lei”, o robô em formato de cachorro médio é equipado com um sistema avançado, incluindo câmera frontal de 360° e tecnologia de reconhecimento facial.

A estreia oficial aconteceu no Réveillon de São Paulo, onde “Lei” demonstrou eficiência ao cobrir áreas de difícil acesso e ampliar a capacidade de vigilância da equipe. Normalmente operado a até 300 metros de distância, o robô antecipa a chegada dos guardas, tornando a segurança mais ágil e estratégica.

O cão cibernético faz parte do programa Smart Sampa, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que integra mais de 20 mil equipamentos de monitoramento com recursos de reconhecimento facial. Esse sistema emite alertas automáticos em casos de vandalismo, furtos e identificação de veículos roubados.

Desde o início do programa, em fevereiro de 2024, 80 prisões em flagrante foram realizadas graças ao monitoramento integrado. Além do impacto preventivo, a presença do robô intimida possíveis criminosos.

Dados da Prefeitura mostram uma redução de 45% nos roubos e 35% nos furtos no centro da cidade no primeiro semestre de 2024, comparado a 2022. O Smart Sampa ainda permite a integração com serviços como a Polícia Civil e Militar, SAMU e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Leia também:

O post Cão cibernético revoluciona a segurança em grandes eventos em São Paulo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.