Impedido de ir à posse de Trump, Bolsonaro diz que retenção de passaporte não o impede de fugir do país

O ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi impedido de ir à posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a retenção de seu passaporte não o impede de fugir do país. A declaração ocorreu em entrevista ao canal de direita AuriVerde Brasil.

“Eu não sou réu, pô. ‘Ah, pode fugir’. Eu posso fugir agora. Qualquer um pode fugir”, afirmou Bolsonaro.

Na última semana, Bolsonaro pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a devolução de seu passaporte, retido por decisão do ministro Alexandre de Moraes, para que ele pudesse comparecer à posse de Trump. O pedido foi negado por Moraes.

O ex-presidente foi representado por sua esposa, Michelle Bolsonaro, e seu filho, Eduardo Bolsonaro. No último sábado, 18, Bolsonaro chorou ao levar Michelle ao aeroporto. “Ela tem personalidade, faz um trabalho discreto. Logicamente, queria estar do lado dela. Por isso, a gente chora. Por que não chora? Ou eu sou uma máquina. Eu tenho as minhas fraquezas. Está certo? Queria estar com ela. Infelizmente, não pude estar presente. Ela foi para lá”, disse.

Já nesta segunda-feira, o ex-presidente publicou a mensagem “grande dia” com uma foto de Michelle e Eduardo na posse de Trump. Eduardo tem uma relação próxima à estrategistas da equipe de Trump. Michelle, por sua vez, viajou para representar Bolsonaro na solenidade.

Na publicação desta segunda, o ex-presidente afirmou que o mundo é “ligado” nos Estados Unidos e ofereceu um “abraço” a Trump.

Cumprimento de Lula

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprimentou Trump nas redes sociais. Lula falou sobre a relação entre os dois países e disse que deseja “seguir avançando em parcerias”.

“Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura”, escreveu nas redes sociais.

Lula também desejou um bom governo ao republicano. “Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico”, continuou.

Para representar o governo brasileiro, Lula enviou a embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti à posse de Trump.

Mais cedo, ele afirmou que não “quer briga” e desejou uma administração “profícua” a Trump. “Tem gente que fala que a eleição do Trump pode causar problema na democracia mundial. O Trump foi eleito para governar os Estados Unidos, e eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua, para que o americano melhore e para que os americanos continuem a ser parceiros históricos do Brasil”, completou.

Leia também

“Declínio chega ao fim”, diz Trump em seu discurso de posse

O post Impedido de ir à posse de Trump, Bolsonaro diz que retenção de passaporte não o impede de fugir do país apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.