Prefeito de Goiânia diz que a Capital deve adotar “metronização” no BRT

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), afirmou, nesta sexta-feira, 24, que o transporte público do município deverá adotar um modelo de “metronização”. A fala de Mabel ocorreu em coletiva de imprensa sobre o balanço das ações de trânsito nas primeiras semanas de seu governo à frente do Paço Municipal.

Mabel explicou o projeto e disse que, a princípio, a novidade deverá começar com o BRT. “Temos um grande problema em Goiânia com os sinais que não são sincronizados. Então, o BRT demora o mesmo tempo que o ônibus comum levava. Logo todo o investimento é em vão. Então, o BRT encosta na estação, tendo tempo de parada e tempo de saída, como se funciona o metrô. Na estação terá um monitor que vai dizer se é para ele acelerar ou para atrasar, pois o sinaleiro já enxergou que ele saiu para sincronizar os semáforos”, explicou.

“Todos os caminhos até a próxima estação o sistema saberá que o ônibus está vindo, então vai começar a abrir os sinais para que o ônibus possa passar naquela velocidade. Com isso o trânsito anda na mesma velocidade, pois toda a semaforização estará sincronizada”, continuou.

De acordo com o prefeito, o trabalho começará a ser realizado em março devido ao trabalho de uma “central”. “Vamos começar a partir de março por precisar de uma central para se colocar de controle. Toda a cidade será sincronizada, mas a metronização começará mais cedo. Queremos ter um alívio e velocidade nos corredores de ônibus”, afirmou.

Durante a coletiva, o prefeito também falou sobre as obras do BRT, das quais ele afirmou que deverão ser retomadas em sua gestão. “Nós temos o dinheiro para fazer essas ampliações [do BRT], o que falta é um projeto, uma licitação, já que algumas estavam engasgadas, então vamos botar elas para andar. Vamos fazer até o terminal do Cruzeiro”, disse.

Faixas de ônibus

Uma das primeiras medidas tomadas pela gestão Mabel foi a liberação das faixas reservadas ao trânsito de ônibus para motociclistas. Segundo o prefeito, a medida já trouxe impactos positivos na mobilidade da capital. “Nesse primeiro semestre ainda vamos mexer em dez corredores principais para fazer o transito fluir. A expectativa é de que a velocidade aumente pelo menos de 30% a 40%, não apenas de ônibus, mas de carros e motocicletas também. A velocidade dos carros, por exemplo, já aumentou quase 5km/h só com a retirada das motos da mesma faixa, então isso está aliviando o trânsito”, afirmou. “Também vamos fazer com que o transporte coletivo seja estimulado para que se possa andar mais rápido, fazer com que as viagens sejam mais rápidas”, continuou.

“O trânsito melhorou demais. Agora temos que fazer estudos sobre outras vias para que possamos dar velocidade. Estamos determinados a fazer o trânsito e o transporte coletivo andar”, completou.

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