Sindicalistas e movimentos sociais de Goiás se mobilizam para Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador

Na próxima terça-feira, 28, o movimento sindical goiano, em colaboração com diversas instituições públicas e movimentos sociais voltados à saúde, promoverá um encontro em preparação para as Conferências Livres de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento ocorrerá das 14h às 17h30, no auditório do Ministério da Saúde, em Goiânia, e buscará fomentar um diálogo amplo sobre a saúde no trabalho.

O encontro terá a mediação de Ivanilde Batista, educadora popular em saúde e Secretária de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da CUT/GO, e contará com a participação de lideranças como Nivaldo Dos Santos, professor de Direito da UFG e superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Goiás, Neia Vieira, enfermeira e presidenta do SindSaúde/GO, e Heloiza Massanaro, membro da Comissão Organizadora da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e do Conselho Estadual de Saúde. Essas lideranças contribuirão com suas perspectivas sobre as questões de saúde no ambiente de trabalho.

Segundo os sindicalistas “a proteção ao SUS é fundamental para garantir a participação ativa dos trabalhadores nas decisões sobre a saúde pública” | Foto: CUT

O evento terá como foco a apresentação dos princípios orientadores da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), que será realizada em Brasília de 18 a 21 de agosto deste ano, com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”. Além disso, a ação servirá para discutir as etapas de formação dos delegados e delegadas, que serão escolhidos durante as conferências estaduais e representarão Goiás no evento nacional.

O encontro em Goiás discutirá três eixos principais: a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; as novas relações de trabalho e seus impactos na saúde dos trabalhadores; e a Participação Popular no controle social da saúde dos trabalhadores. Os organizadores do evento destacam a importância de garantir a participação ativa de todos os trabalhadores nesse processo, reforçando a saúde no trabalho como um direito humano fundamental.

Este encontro é uma ação inicial que visa preparar os participantes para o debate e para as etapas posteriores das conferências. Os organizadores convidam todos os interessados a se engajarem, com a proposta de construir uma nova realidade no mundo do trabalho, onde a saúde integral e o bem-estar de todos sejam priorizados.

Serviço
Mobilização para as Conferências Livres de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Goiás
Data: 28 de janeiro
Horário: 14h às 17h30
Local: Auditório do Ministério da Saúde, Rua 82/83, Setor Sul, Goiânia
Realização: CUT/GO, SindSaúde/GO, sindicatos, centrais sindicais e movimentos populares.

Leia também Sindicato faz ato em defesa da Previdência Pública e dos aposentados em Goiânia;

O post Sindicalistas e movimentos sociais de Goiás se mobilizam para Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.