Vereadora Ciça lança série de propostas de incentivo à cultura de Balneário Camboriú

“As demandas da cultura têm sido prioridade no gabinete desde o primeiro dia. Como produtora cultural e alguém que vivencia de perto os desafios enfrentados pelo setor da economia criativa, compreendo não apenas suas dificuldades, mas também o enorme potencial dessa matriz econômica para transformar e impulsionar a economia de Balneário Camboriú, seguindo o exemplo de outras cidades turísticas que se destacam pela valorização da arte e da cultura”

A declaração é da vereadora Ciça Müller que, na semana passada, protocolou 10 indicações ao Executivo, propondo melhorias e avanços no cenário cultural da cidade.

Entre as principais propostas, destaca-se o aumento da dotação orçamentária da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) para R$ 2.000.000,00 (Indicação nº 132/2025), a construção de um Centro Cultural Multidisciplinar (Indicação nº 146/2025) para atender às demandas das Câmaras Setoriais de Cultura, e a reforma e reabertura da Galeria Municipal de Artes (Indicação nº 126/2025).

Outro ponto relevante é a solicitação para que a prefeita Juliana Pavan instrua a secretaria competente a organizar oficinas de profissionalização dos artistas e artesãos (Indicação nº 133/2025). 

Ciça também propôs a organização da Feira Municipal do Livro em parceria com entidades públicas e privadas (Indicação nº 128/2025), oficinas de Terno de Reis na região Sul de Balneário Camboriú (Indicação nº 127/2025) e obras de acessibilidade na Capela Santo Amaro (Indicação nº 130/2025).

A vereadora sugeriu ainda parcerias e convênios com o Engenho de Taquaras (Indicação nº 129/2025) para valorizar a tradicional prática da “farinhada”, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Balneário Camboriú pela Lei Municipal nº 4.761/2023.

Outras propostas incluem apoio ao Projeto “Fábrica de Gaiteiros” (Indicação nº 134/2025) e a criação de um espaço exclusivo na Biblioteca Municipal Machado de Assis para obras de escritores locais e da Academia de Letras de Balneário Camboriú (Indicação nº 136/2025), valorizando a produção literária da cidade e incentivando a leitura.

Confira a lista por ordem de protocolo:

Texto: Daniele Sisnandes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.