Jato civil ultrapassa pela primeira vez a velocidade do som

Um marco na aviação foi alcançado nesta terça-feira, 29, quando um jato civil voou pela primeira vez mais rápido que a velocidade do som. O feito ocorreu na Califórnia, Estados Unidos, com a aeronave XB-1, desenvolvida pela empresa americana Boom Supersonic, que trabalha na criação de aviões comerciais supersônicos capazes de reduzir o tempo de viagens continentais para poucas horas.

O voo foi realizado sobre o deserto californiano e acompanhado ao vivo por espectadores em uma transmissão online. A aeronave XB-1 é projetada para operar em velocidades superiores a Mach 1, que é a unidade usada para medir a velocidade do som.

Este é um avanço significativo para o futuro da aviação comercial, indicando que viagens mais rápidas e eficientes podem estar mais próximas da realidade. O objetivo é reduzir drasticamente o tempo das viagens aéreas.Os aviões comerciais costumam alcançar no máximo 850 quilômetros por hora.

O som é formado por vibrações que se propagam pelo ambiente na forma de ondas extremamente rápidas. Sua velocidade é medida em Mach, uma unidade que representa a relação entre a velocidade de um objeto e a do som. Durante um recente teste, um jato atingiu 1,1 Mach, ou seja, 1,1 vez a velocidade do som, a 35 mil pés de altitude, o equivalente a cerca de 1,2 mil quilômetros por hora.

Embora jatos supersônicos não sejam novidade, eles são predominantemente utilizados no meio militar. O caça F-39 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB), é um exemplo de aeronave capaz de atingir velocidades de até 2,4 mil km/h, o que corresponde a duas vezes a velocidade do som.

Na história da aviação civil, o Concorde foi o único avião comercial a ultrapassar a barreira do som. Desenvolvido a partir de acordos entre países e financiado por recursos governamentais, o Concorde oferecia viagens supersônicas para passageiros até sua aposentadoria em 2003. Diferentemente desse modelo, a proposta da empresa responsável pelo teste recente é desenvolver uma solução voltada exclusivamente para o mercado comercial.

De acordo com a empresa, o principal objetivo do teste é integrar a tecnologia supersônica na aviação comercial, permitindo o transporte de dezenas de passageiros. Isso representaria um grande avanço, uma vez que os caças militares, apesar de sua velocidade, não possuem capacidade para operar como aeronaves de passageiros.

A iniciativa promete redefinir os padrões de velocidade e eficiência na aviação, abrindo caminho para um futuro em que viagens supersônicas sejam acessíveis ao público em geral.

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