Gusttavo Lima é o nome mais competitivo contra Lula em 2026 

Na última pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira, 3, o nome do presidente Lula (PT) aparece liderando as intenções de voto para 2026. O nome mais competitivo contra o petista em um eventual segundo turno é o do cantor sertanejo Gusttavo Lima. Apesar do desempenho, nenhum nome consegue derrotar o atual chefe do Executivo Federal, seja em primeiro ou em segundo turno.  

Em caso de embate direto entre Lula e o sertanejo, existe uma diferença de seis pontos percentuais: Gusttavo Lima consegue 35% dos votos, enquanto o atual presidente alcança os 41%. Foram ouvidas 4,5 mil pessoas entre os dias 23 e 26 de janeiro. 

Pouco antes da publicação deste levantamento, o mesmo instituto liberou pesquisa mostrando que, pela primeira vez desde 2023, o governo de Lula (PT) é mais reprovado do que aprovado pela população. Aproximadamente 49% das pessoas ouvidas reprovam a gestão do petista enquanto 47% aprovam. 

Nomes como o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do deputado Eduardo Bolsonaro (PL) e do ex-coach Pablo Marçal (PRTB) são considerados pelo levantamento, entretanto, se mostram menos competitivos do que o de Gusttavo Lima. 

Foram testados seis cenários diferentes. Contra o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, Lula aparece com 9 pontos percentuais de vantagem. Lula aparece com 43% das intenções de voto enquanto Tarcísio surge com 34%. Tanto contra Eduardo Bolsonaro (PL) e Pablo Marçal (PRTB), Lula consegue 44% dos votos, enquanto ambos os concorrentes da direita aparecem com 34%.   

Testando concorrentes para Lula no segundo turno, o levantamento testou nomes como o de Ronaldo Caiado (UB) e Romeu Zema (Novo), entretanto, ambos perdem. Zema aparece com 28%, Caiado com 26%, e Lula surge com 45% das intenções de voto. 

Por estar inelegível, o nome de Jair Bolsonaro (PL) não figura em nenhum levantamento.

Os números da pesquisa sobre o primeiro turno

Pensando no primeiro turno, o nome de Lula abre com vantagem, com votação que varia de 30% a 33%. No cenário espontâneo, onde não são dados os nomes dos candidatos, os entrevistados citam Lula e Bolsonaro, ambos com 9%. Só o nome de Gusttavo Lima surge como alternativa nessa modalidade, com 1% das intenções dos eleitores. 

Leia também: Gusttavo Lima cancela encontro com Caiado e enfrenta resistência no partido de Bolsonaro

O recado de Gusttavo Lima para Bolsonaro

Gusttavo Lima recebe alta após internação por desconforto gastrointestinal

O post Gusttavo Lima é o nome mais competitivo contra Lula em 2026  apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.