Leandro Crispim toma posse como presidente do Tribunal de Justiça de Goiás com foco em tecnologia

O desembargador Leandro Crispim tomou posse nesta segunda-feira, 3, como presidente do Tribunal de Justiça de Goiás para o biênio 2025-2027. Também foram empossados os novos membros da Mesa Diretora do Poder Judiciário e os desembargadores eleitos: Amaral Wilson de Oliveira, para 1º vice-presidente do TJGO; Gerson Santana Cintra, para 2º vice-presidente; Marcus da Costa Ferreira, para corregedor-geral da Justiça de Goiás; e Anderson Máximo de Holanda, para corregedor do Foro Extrajudicial de Goiás.

Presidente do Tribunal de Justiça empossado nesta segunda-feira,3, | Foto: Acaray Silva/TJGO

Em coletiva de imprensa, Crispim disse que deve fazer uma gestão de continuidade da gestão do presidente Carlos Alberto França, da qual ele fez parte como corregedor-geral de Justiça, e que o foco é no investimento da informatização do Tribunal e na Inteligência Artificial para garantir maior celeridade na atuação judiciário. “É o momento da gente entrar forte nessa área porque a gente conta com uma avalanche de processos, nós julgamos 1 milhão de processos por ano e é humanamente impossível lidar com esse volume”, disse.

Além do investimento em tecnologia para acelerar os processos do Tribunal, Crispim lembrou que há ainda cerca de 100 vagas de juízes em aberto e que deve dar seguimento ao que foi iniciado na gestão de França que é a abertura de concursos públicos para preencher essas vagas. “Toda gestão vai procurar suprir essas lacunas, é uma meta minha e ao final do meu mandato eu quero ter a honra de entregar esse Poder com todos esses cargos preenchidos”, comentou.

A extensa solenidade de posse dos desembargadores e do presidente do Tribunal teve a presença de autoridades do Ministério Público de Goiás (MPGO, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ordem dos Advogados do Brasil secção Goiás (OAB-GO), do governador Ronaldo Caiado, vice-goverandor Daniel Vilela, prefeitos de Goiânia, Sandro Mabel, Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, Trindade, Marden Jr. e Anápolis, Márcio Corrêa. O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto e o presidente da Câmara dos Vereadores de Goiânia, Romário Policarpo, também participaram da solenidade.

O desembargador Carlos Alberto França, presidente do Tribunal de Justiça até esta segunda-feira, 3, agradeceu aos pares pelo apoio e manifestou alegria pelo encerramento do ciclo. “Um dia muito especial, data em que encerra o meu ciclo administrativo e inicia novos projetos. Não poderia deixar de iniciar esse pronunciamento sem antes manifestar a minha elevada honra, a genuína alegria e a profunda gratidão por ter sido presidente deste Tribunal por quatro anos”, disse.

A Desembargadora Sandra Regina Teorodo Reis destacou as conquistas do Tribunal com a presidência do desembargador França e ressaltou que Leandro Crispim tem um profundo compromisso com a aplicação justa e equitativa do direito. “Desde sempre dedicou-se com rigor ao estudo e a aplicação das leis, mantendo-se sempre com serenidade e sensibilidade para entender o impacto das suas decisões na vida das pessoas. É humano, solidário e amigo”, disse.

O presidente da OAB-GO, Rafael Lara, disse que o Tribunal de Justiça de Goiás se destaca pela produtividade e que a conquista do selo diamante do CNJ é fruto do incansável trabalho da então diretoria do Tribunal. “Temos muitos desafios como a otimização do Projudi, a valorização e preenchimento de vagas na magistratura do primeiro grau, magistrados em todas as comarcas para estar perto da cidadania e da advocacia, além da defesa intransigente das prerrogativas da advogacia. A Ordem continuará sendo uma grande parceira deste Tribunal”, disse.

Rafael Lara é presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Goiás | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

Lara lembrou ainda que o TJGO foi vanguardista na defesa da sustenção oral dos advogados, seja de forma virtual ou presencial. “Em fevereiro do ano passado, este Tribunal mostrou respeito ao acolher uma demanda da advocacia goiana e permitiu que os advogados pudessem escolher entre uma sustentação oral presencial ou virtual, de forma síncrona com o julgamento. O TJ foi exemplo, vanguardista e corajoso, mostrando que dialoga e respeita a advocacia do nosso Estado”, afirmou.

A subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Fabiana Lemes Zamalloa do Prado, representando procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Peres, reeleito para o cargo nesta segunda-feira, 3, disse que cada um dos que escolheram conduzir o Poder Judiciário agregaram aquilo que tinham de melhor para os tribunais. “Essa diversidade não apenas enriqueceu o Poder Judiciário, mas todo o sistema de Justiça. O Tribunal é responsável por projetos de aproximação do judiciário com a sociedade”, ponderou.

Já o governador Ronaldo Caiado reforçou a harmonia entre o Poder Executivo e o Judiciário e lembrou da importância de Carlos Alberto França nas transformações do Tribunal. “Fez verdadeiras transformações na estrutura funcional, implantando no TJGO não só a modernidade, mas pautando a competência e a experiência dos seus membros, e dando a capacidade para que a Justiça goiana pudesse estender o seu braço aos municípios de Goiás para que a Justiça pudesse ter celeridade”, afirmou.

Leia também: Cyro Terra é reeleito procurador-geral de Justiça de Goiás

Perfil

Leandro Crispim tomou posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás, sendo promovido por merecimento em 2007. Enquanto desembargador, foi membro da 1ª Câmara Criminal do TJGO até 8 de dezembro de 2010. Posteriormente, passou a integrar a 2ª Câmara Criminal do TJGO, por remoção baseada em antiguidade.

Em 2017, foi escolhido por aclamação para presidir a 2ª Câmara Criminal. Ele presidiu a Seção Criminal no biênio 2019/2021, além de ter presidido a Banca Examinadora do Concurso de Juiz Substituto de 2010 a 2021 e a Comissão de Informatização de 2019 a 2021. O desembargador Leandro foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) no biênio 2020/2022. É o atual corregedor-geral da Justiça para a gestão 2023/2025.

Leia também:

Leandro Crispim é eleito presidente do Tribunal de Justiça de Goiás

Justiça de Goiás revoga suspensão de liminar e obriga prefeitura de Goiânia a transferir R$ 404 milhões para o SUS 

O post Leandro Crispim toma posse como presidente do Tribunal de Justiça de Goiás com foco em tecnologia apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.