1º Encontrão da Cultura vai discutir políticas públicas para o setor no Teatro Municipal de Balneário Camboriú

Artistas, produtores culturais e demais interessados em colaborar na construção de políticas públicas culturais, podem participar do 1º Encontrão da Cultura, nesta terça, às 19h, no Teatro Municipal Bruno Nitz. 

Haverá oitiva da comunidade para alteração do Plano Anual de Aplicação de Recursos da Política Nacional Aldir Blanc 2024 (PNAB), seguida de uma oficina sobre Pontos de Cultura e um encontro de produtores culturais.

O presidente da Fundação Cultural, Allan Müller Schroeder, disse que o evento é um pedido dos artistas que carecem de momentos de congregação de ideias, de debates.

Teatro Municipal será sede do primeiro encontro (Divulgação/FCBC)

“A oitiva é uma exigência da legislação da PNAB, referente ao valor de R$ 276.609,22 do edital Cultura Viva do ano passado, que não teve selecionados e será relançado, em fevereiro, num formato de premiação a Pontos de Cultura. Estamos movimentando os grupos culturais da cidade para que eles concorram a esse edital e sejam pré-certificados como Pontos de Cultura”, disse Allan.

A Fundação Cultural, que organiza o Encontrão, planeja lançar o Programa Municipal de Animadores Culturais, com oficinas em diferentes áreas culturais, além de credenciar Pontos de Cultura, que vão levar arte e cultura a diferentes públicos e comunidades.

O evento também  será uma oportunidade para aproximar produtores culturais e artistas. 

“Os produtores-executivos de cultura são profissionais que elaboram projetos. Muitas vezes os artistas não sabem ou não têm ainda a habilidade de escrever projetos e também não conhecem produtores que possam fazer esses projetos por eles, de forma remunerada”, salientou Allan. Ele acredita que o evento poderá fazer essa ‘ponte’ de ligação.

Programa

  • Oitiva de Alteração do Plano Anual de Aplicação de Recursos da PNAB 2024: um momento para ouvir a comunidade e discutir como utilizar os recursos de 2024 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que ainda não foram aplicados.
  • Oficina sobre Pontos de Cultura com Ministério da Cultura: capacitação conduzida por representantes do Ministério da Cultura, a qual vai destacar a importância dos Pontos de Cultura como ferramenta de inclusão e descentralização cultural.
  • Encontro de Produtores Culturais: momento para fortalecer redes de colaboração, criar parcerias e alinhar ações voltadas ao desenvolvimento cultural local, objetivando a construção de um futuro cultural mais inclusivo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.